Tempo
|
A+ / A-

Sócrates "espantadíssimo". "Ministério Público não tem nenhuma prova"

13 mar, 2017 - 21:05

No final de seis horas e meia de interrogatório, o ex-primeiro-ministro disse aos jornalistas que "as alegações são tão absurdas, para não dizer estapafúrdias, que não têm o mínimo de sustentabilidade”. Após três anos e meio de investigação, "eles não têm nenhuma prova".

A+ / A-

José Sócrates afirma que o Ministério Público não apresentou provas contra si. O antigo primeiro-ministro falava aos jornalistas depois de um interrogatório de seis horas e meia.

"Julguei que esta era a última oportunidade para o Ministério Público apresentar elementos de facto que pudessem sustentar as suas alegações. Fiquei espantadíssimo, porque o Ministério Público não conseguiu apresentar nada. A não ser uma escuta aqui, uma escuta ali, como se isso pudesse servir de base a qualquer investigação", declarou José Sócrates, depois de ter sido ouvido no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), em Lisboa, no âmbito da Operação Marquês.

Nestas declarações aos jornalistas já depois das 21h00, José Sócrates mostrou-se "espantado" por, ao fim de três anos e meio, a investigação estar neste ponto e não haver nada de novo, além do que tem sido noticiado.

"Fiquei a perceber que os responsáveis por este processo acham que podem conduzir uma investigação penal através dos meios de comunicação social, informando-me previamente através dos jornalistas do que suspeitam, mas quanto às suspeitas e a essas teorias gerais, são absurdas, injustas", declarou.

Em relação à sua influência na Portugal Telecom, o antigo primeiro-ministro entende "as alegações são tão absurdas, para não dizer estapafúrdias, que não têm o mínimo de sustentabilidade”.

"A alegação de que o Governo teria influenciado para que a OPA da Sonae não tivesse sucesso é completamente absurda", afirmou Sócrates, que reafirmou que o executivo foi sempre neutral.

"Disse várias vezes ao senhor procurador: importa-se de explicar, de fundamentar, aquilo que afirma. Como é que o procurador pode fazer afirmações, atribuir responsabilidades, fazer um ataque político desta envergadura a um anterior Governo sem fundamentar o que diz? E o senhor procurador acha que pode fazê-lo. Mas eu disse: não, não pode. A obrigação de um Ministério Público decente é fazer uma imputação que pode fundamentar, mas não podem fundamentar nem com factos, muito menos com provas", frisou.

"Três anos e meio depois, 44 meses depois eles, não têm nenhuma prova", conclui José Sócrates, que não se mostra surpreendido se a acusação for novamente adiada,

O principal arguido da "Operação Marquês" está indiciado por corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.

Esta foi a terceira vez que o Ministério Público interrogou José Sócrates enquanto arguido no processo "Operação Marquês". O interrogatório surge a quatro dias do prazo anunciado para a conclusão do inquérito.

[notícia actualizada às 21h53]

288 dias (preventiva) + 42 dias (domiciliária) = O filme da prisão de Sócrates
288 dias (preventiva) + 42 dias (domiciliária) = O filme da prisão de Sócrates
Singularidades de um animal político
Singularidades de um animal político
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João
    08 abr, 2021 Viseu 13:49
    «Um Estado que não se regesse segundo a justiça, reduzir-se-ia a um bando de ladrões»: Agostinho de Hipona (354-430).
  • Joao
    17 mar, 2017 Lx 10:54
    Então se o ministério não tem nem uma única prova vais dentro que nem uma seta porque quando há provas a estratégia é demonstrar que a prova não é prova nenhuma. Caso contrário, sem provas, vais ser condenado "à laia de Carlos Cruz".
  • rm
    14 mar, 2017 23:55
    Prisao Perpetua JA !   Só 4 paises europeus não teem entre eles Portugal.   O Madoff nos EUA foi investigado durante 8 anos e no fim foi condenado a 150 anos de prisão !    E   aqui em Portugal ?   Brincam aos policias e ladrões porque são uns cobardes !    Quem não deve não teme.
  • Eborense
    14 mar, 2017 Évora 11:54
    O Sr. Engenheiro só diz que não há provas, porque sabe que há muitos "inteligentes" que acreditam nele. Para mim a inteligência deste indivíduo é assim, como a coerência do PCP.
  • Petervlg
    14 mar, 2017 Trofa 11:42
    Queres fazer uma coisa boa para o Pais, mete o teu dinheiro no Montepio, que o buraco fica saldado.
  • António Lapa
    14 mar, 2017 AMADORA 10:19
    "espantadíssimo" Não era de esperar outra coisa? ou era? sr. Eng., o sr. diz, às vezes, cada coisa... isto não parece seu, o sr. é habilíssimo a usar as palavras.
  • José
    14 mar, 2017 Aveiro 10:15
    Estão todos a cometer erros? Andam há três anos errados e não existe nada? Até faz lembrar Moisés no deserto com um povo que andou perdido 40 anos.
  • Ramiro Ribeiro
    14 mar, 2017 Setubal 10:13
    De uma coisa não tenho dúvidas Sócrates é uma personalidade com uma inteligência acima da Média!! Quanto às acusações que lhe fazem, dizer que é mentira significa colocar em causa todo o aparelho Judicial Português, as leis existentes e toda a estrutura que as faz, aprova!! O Governo actual é o PS/BE/PCP!! Se a justiça pode prender, interrogar e acusar pessoas inocentes eles são todos responsáveis e cúmplices disso!!! Neste momento jogam a sua credibilidade!!! Sócrates vs Ministério Público!!
  • jc
    14 mar, 2017 Charneca da Caparica 10:13
    E agora Srºs procuradores do MP ?
  • Zecao
    14 mar, 2017 Lisboa 10:11
    A teia foi muito bem montada. O certo é que os milhões saíram do Bes, para as contas de alguém, se não conseguem apanhar o tunante, entalem os amigos que lhe estão a dar cobertura, sempre quero ver até onde vai a amizade. É preciso grande lata para vir para as TVI jornais e outros que tais lastimarem-se que são perseguidos injustamente, então é o Zé que tem que pagar esta mixórdia toda fica a bater palmas,

Destaques V+