Tempo
|
A+ / A-

Queixas por violência no namoro estão a aumentar

14 fev, 2017 - 08:11

Muitas das situações estão relacionadas com abusos na internet e envolvem adolescentes. Neste Dia dos Namorados, a PSP promove em várias escolas a operação “No namoro não há Guerra”.

A+ / A-
“Pára com isso”. Queixas por violência no namoro estão a aumentar
“Pára com isso”. Queixas por violência no namoro estão a aumentar

Há cada vez mais denúncias de casos de violência no namoro. O número de participações à PSP e à GNR aumentou 6% em dois anos, uma tendência de crescimento que se verifica desde 2013.

Muitas das situações estão relacionadas com abusos na internet e envolvem adolescentes.

No ano passado foram 1.975 as participações recebidas pelas autoridades, mais 123 do que em 2015. Já em 2014, tinha chegado a 1.691 o número global de queixas registado, segundo o "Público".

Agressões físicas ou verbais, tentativas de controlo e outras formas de violência, sobretudo entre ex-namorados, são cada vez mais expressivas, segundo a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. “A violência no namoro é transversal a idades e a classes sociais e cada vez mais expressiva”, diz ao “Diário de Notícias”, a psicóloga Helena Sampaio da APAV.

Há três anos que a violência no namoro tem vindo a crescer, uma subida que pode ser explicada pelo facto de esta prática ter passado a ser punida criminalmente a partir de 2013, integrada no crime público de violência doméstica.

A PSP está esta terça-feira - Dia dos Namorados - em várias escolas de Lisboa a promover a operação “No namoro não há Guerra”.

“Este dia serve para realizarmos algumas acções de sensibilização e de informação, particularmente dirigidas à comunidade educativa sobre a violência doméstica e de género. Vamos recordar também em especial os temas do bullying, da violência exercida através das novas tecnologias e também a violência no namoro”, explicou à Renascença Hugo Abreu, o subcomissário da PSP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera
    14 fev, 2017 Palmela 18:17
    Sabem por que motivo há violência no namoro? porque o interesse de um pelo outro, já era! porque não se conhecem devidamente. Deus me livre, de ter noras pouco espertas! ou espertas de mais!
  • Orabem!
    14 fev, 2017 dequalquerlado 14:26
    Onde está o meu comentário? Nem sequer apontei nomes de ninguém, falei de forma geral, algumas coisas que disse é a pura realidade, aquilo que penso, e mesmo assim há sempre alguém que anda sempre a censurar os meus comentários da RR. esta estação deveria se chamar rádio e censura em vez RR. Tenham vergonha! Vocês não passam de pseudo democratas. Qualquer dia isto passa a ser pior que o fascismo. O coelho da madeira também está para ser preso porque chamou alguém de agente da cia, mas miguel sousa tavares este pude chamar de palhaço ao presidente da república e ficar impune. Se há coisa que cresce neste país com fartura é hipocrisia, os idiotas e a palhaçada. Se a economia crescesse igual a dívida já estava paga. Vá metam mais este lado. R.R da censura
  • Ora bem!
    14 fev, 2017 dequalquerlado 13:22
    Há pessoas que têm um raciocínio pior que um animal. Pensam que namorar uma rapariga é fazê-la de escrava ao seu amor doentio, ao ciume idiota e ser proprietário dela como se ela fosse um objeto. Algumas até deixam de gostar, mas para muitos parvalhões ela terá que gostar na mesma, nem que para isto ela tenha que fingir, ou então ainda se arrisca a ser morta. Uma mulher tem o direito de deixar de gostar, as pessoas mudam, decepcionam-se, mas isto não dá o direito a alguém para maltratar outra porque pensa que é dono dela. Claro que também se aplica às mulheres, não é só nos homens que acontece. Se bem que tem se visto mais homens a matarem mulheres por ciume do que o contrário. Isto para dizer o quê? Alguns são mesmo c@rnos, nem que seja mesmo em pensamento delas. Será que um idiota que pensa que é dono de uma mulher acha que quando ela não gosta dele e está com ele forçada não faz sexo com ele a pensar noutro? Será que um parvalhão destes se sente feliz desta forma? Ou não seria melhor ele se separar e escolher outra mulher?
  • Rui Chaves
    14 fev, 2017 Vimioso 10:42
    Aqui em Trás-os-Montes um tapinha não dói.
  • Lavínia
    14 fev, 2017 Covilhã 09:30
    É lamentável e preocupante q

Destaques V+