Tempo
|
A+ / A-

Porto eleito Melhor Destino Europeu 2017

10 fev, 2017 - 15:02

"Nunca a escolha da cidade vencedora foi tão unânime entre os viajantes de todo o mundo", destaca a organização do prémio Best European Destination.

A+ / A-

Veja também:


A cidade do Porto foi eleita esta sexta-feira como Melhor Destino Europeu de 2017. É a terceira vez que o Porto conquista o galardão.

"Nunca a escolha da cidade vencedora foi tão unânime entre os viajantes de todo o mundo", destaca a organização do prémio Best European Destination.

O Porto estava na corrida com outras 19 cidades europeias como local de eleição de férias.

A cidade portuguesa foi a que recolheu mais preferências na votação que decorreu na internet durante as últimas três semanas. Das cerca de 380 mil pessoas que participaram na eleição do Melhor Destino Europeu, mais de 135 mil escolheram o Porto.

É assim que o Porto quer convencer que é o melhor destino europeu
O vídeo que o Porto fez para ajudar a convencer os votantes

O Porto recolheu votos de viajantes de 174 países do mundo, dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Dinamarca, África do Sul, Coreia do Sul, Suécia, Irlanda ao Canadá.

A organização do Best European Destination considera que "o Porto é excepcional em mais de um sentido" e vai seduzir os visitantes com a sua "história, arquitectura, cultura, gastronomia, comércio, encontros e descobertas".

O Porto conquista o galardão pela terceira vez, depois das distinções de 2012 e 2014, ultrapassando destinos como Paris, Roma, Madrid ou Viena.

A cidade de Milão ficou em segundo lugar, seguida de Gdansk, na Polónia, e Atenas, na Grécia. O "top" 5 é fechado por San Sebastian, no País Basco.

Pela primeira vez um destino sustentável faz parte da lista de finalistas ao Melhor Destino Europeu: Wild Taiga, na Finlândia, ficou na 15.ª posição.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joana Morais
    28 mar, 2017 Porto 11:32
    Será que me podem dar a informação quando foram criados estes prémios e o que são especificamente? Obrigada
  • José Ferreira da Sil
    14 fev, 2017 Gaia 08:59
    Para além da merecida e jausta vitoria é de salientar que o Porto venceu sem o apoio do Turismo de Portugal (com sede em Lisboa) .
  • Maria Amelia da Pina
    13 fev, 2017 Dos Palos 17:41
    Pois so tinha que ser. O Porto e o meu destino preferido para ferias porque: numero um, a minha familia adorada ai esta, segundo, a praia me chama,terceiro, a architecture me encanta,quarta, a comida me satisfas, quinta, o ar me cura traz memorias de crainca, seis, a amiability do povo nunca me desilude.
  • Maria Santos
    12 fev, 2017 PT 20:35
    Auqeles que criticam e que são de Lisboa, esquecem-se que também tiveram oportunidade de votar por Lisboa noutros concursos e não conseguiram chegar ao primeiro lugar. Esquecem-se que as 20 cidades a concurso foram nomeadas pelos turistas internacionais. Esquecem-se que têm o dobro da população do Porto e nem assim conseguem alavancar a vossa cidade... mas isso é um clássico, perderam um importante espaço cultural, para um culto religioso... não sabem lutar, não sabem unir-se... A dimensão do Porto é muito superior à dimensão da cidade, houve pessoas de Ponte de Lima, de Santo Tirso, de Braga, entre outras, que apoiaram a cidade do Porto.
  • A. Junior
    11 fev, 2017 Porto 09:45
    José Teixeira, não fiques admirado com o facto do Porto ser nomeado e Lisboa não! São organizações e votos diferentes cada um com o seu critério. Lisboa ganhou uma nomeação de 4.ª mais bela cidade, cujos critérios são diferentes do melhor destino! Em vez de ficares admirado devias ficar satisfeito porque as cidades Portuguesas são destacadas no ranking de Turismo, chamando atenção dos Turistas para visitarem Portugal. Sempre que o Porto se destaca alguém se lembra de tentar diminuir a importância do Porto, e essa é a razão de Portugal ter andado tantos anos adormecido. Só se dava a importância a Lisboa, depois Madeira e Algarve em termos turisticos pelos responsáveis deste país! Agora pelo menos vê-se que todo o território mas em especial o Porto e Norte estão a se esforçar para aproveitar a ocasião de se destacar como merecem mas há sempre os saudosistas do tempo em que Portugal era Lisboa e o resto era paisagem tentar regressar a esse tempo. Parabéns Porto continua o bom trabalho!
  • Jose. Oliveira
    10 fev, 2017 Usa 21:18
    Desde. Quande. Quantidade. E. Sinonimo. De. Qualidade. O. Porto. E. Lindo
  • Esfolapapoilas
    10 fev, 2017 Porto 21:04
    e so dor de cotovelo. típico de tuga da capital do imperio falido
  • juzze do vale
    10 fev, 2017 Porto 20:55
    "a organização do prémio Best European Destination"......quem é esta organização? onde fica a sua sede? Qual o critério? Quantas opiniões registadas?....!!! A linda cidade do Porto...merece melhor...CREDIBILIDADE!
  • Lara Silva
    10 fev, 2017 Aveiro 20:54
    O turismo está num momento de viragem, há muitos turistas saturados de cidades grandes e massificadas. Ganharam e mereceram. Parabéns! Porto é qualidade, não é quantidade!!
  • fabio lima
    10 fev, 2017 porto 19:41
    isto é tudo muito bonito e a todos nos enche de orgulho, à exceção dos trabalhadores que tentam arranjar casa no porto e vêm-se travados pelos preços exorbitantes do aluguer dos imóveis, alguns em condições que deixam muito a desejar. Para não falar dos preços praticados pelos restaurantes que por vias dos turistas subiram os preços.

Destaques V+