Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Justiça brasileira decidiu. Duarte Lima será julgado em Lisboa pelo homicídio de Rosalina Ribeiro

25 nov, 2016 - 07:20

Juíza diz que se o processo não fosse transferido havia risco de antigo deputado escapar impune.

A+ / A-

Duarte Lima vai ser julgado em Portugal pela morte da milionária Rosalina Ribeiro. A decisão foi tomada quinta-feira peça justiça brasileira.

"Foi decidido por unanimidade em dar provimento ao recurso para transferir o presente processo criminal para Portugal", refere a juíza que assina o acórdão, a desembargadora Suimei Cavalieri.

"O arguido viajou de Portugal para o Brasil e aqui assassinou Rosalina Ribeiro, atraindo-a para uma emboscada num local ermo à beira de uma rodovia e lhe desferindo disparos de arma de fogo na cabeça e no peito", descreve a juíza no acórdão, citado pelo jornal "i" e "Correio da Manhã".

De acordo com a imprensa, a justiça brasileira fundamente a sua decisão para evitar que Duarte Lima saía impune, uma vez que o suspeito está em Portugal e não é previsível que se desloque ao Brasil para cumprir pena, caso seja condenado.

O caso remonta a 7 de Dezembro de 2009. Rosalina Ribeiro foi morta a tiro, em Maricá, a 80 quilómetros do Rio de Janeiro, Brasil.

Relativamente à prova que já foi reunida no Brasil, a juíza ordenou que fossem encaminhados todos os autos à Secretaria de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da República para o processo ser totalmente transferido para Portugal para Lima ser julgado.

A decisão não agrada a Duarte Lima. De acordo com os autos do processo, igualmente citados pela imprensa desta sexta-feira, o suspeito alegou que a justiça no Brasil lhe dá mais garantias do que a de Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    26 nov, 2016 Santarém 22:27
    Este vai-se escapando aos poucos e acabará ainda com alguma indemnização, a novela está para durar até que cai no esquecimento.
  • Carlos Abreu
    25 nov, 2016 Tocha 11:50
    Portugal nas mãos de assassinos e ladrões .
  • Maria Mapepa
    25 nov, 2016 Algarve 11:46
    eu acredito na Lei das compensacoes e nao na Lei da Justica de um Estado de Direito.
  • tuga
    25 nov, 2016 lisboa 11:34
    Este manhoso é um dos recebe pensão vitalícia!!!! dada à politicada!!! Uma pessoa que trabalhou uma vida inteira recebe raspas.
  • Francisco
    25 nov, 2016 Lisboa 11:21
    Aqui fica é soltinho. É a garantia que a nossa justiça lhe dá
  • Jaime Macedo
    25 nov, 2016 Lisboa 11:10
    Se lhe dá mais garantias no Brasil, que seja homenzinho e vá até lá. Chico esperto até ao fim...
  • atento
    25 nov, 2016 Aveiro 11:07
    Então é capaz de se safar com uma pena suspensa!
  • joa
    25 nov, 2016 Lisboa 10:37
    Cuidado com esses(as) advovigaristas! São do pior que há, é evitá-los ao máximo, só querem enriquecer, veja-se o que fizeram ao outro com o ácido! Põem o dinheiro acima de tudo até da vida das outras pessoas! Apropriam-se das heranças, bens! Usem o menos possíveis esses intermediários da "justiça"! A justiça não devia obrigar os cidadãos a recorrer a esses(as) facínoras, devia haver justiça sem esses advogados(as) ....do diabo.
  • Vitor Almeida
    25 nov, 2016 Vila Real 10:31
    Se a justiça brasileira lhe dá mais garantias , porque não vai para o Brasil para ser julgado?
  • Luis
    25 nov, 2016 Lisboa 10:13
    Cá tem a máfia (advogados) que o vão ilibar de todas as acusações... Assim andamos nós ... desde 2009. Coitada da senhora. Se fosse um coitadito qualquer já estava dentro...

Destaques V+