Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Instituto de Apoio à Criança

Crianças à espera de destino no hospital. "Isto não pode acontecer"

22 nov, 2016 - 16:09 • Hugo Monteiro

Reacção à reportagem da Renascença que mostrou que só na Guarda mais de 100 crianças ficam todos os anos no hospital depois de terem sido abandonadas ou retiradas aos pais.

A+ / A-

Veja também:


Só na Guarda mais de 100 crianças ficam todos os anos no hospital depois de terem sido abandonadas ou retiradas aos pais. A vice-presidente do Instituto de Apoio à Criança (IAC), Dulce Rocha, pede uma urgente agilização dos processos de adopção.

A Renascença revelou esta terça-feira, no espaço de grande reportagem (todas as terças-feiras, depois das 12h00), que o hospital Sousa Martins, na Guarda, regista uma média anual de 100 casos de crianças retiradas aos pais ou rejeitadas à nascença pelos progenitores. Ficam meses – ou anos – à espera de um destino por falta de resposta das instituições de acolhimento.

Confrontada com estes factos, Dulce Rocha diz que, nestas situações, “em que pode não existir condições para confiar a criança à família, deve ser sempre procurada uma solução segura, estável”, como uma família de acolhimento.

Por isso, a vice-presidente do IAC reconhece ser “fundamental” agilizar o processo através do qual estas crianças podem vir a ser adoptadas porque “a solução não é ficar muito tempo num hospital” à espera de uma família. Na Guarda, uma criança viveu até aos dois anos de idade no hospital da Guarda.

Casos como este são inadmissíveis, diz Dulce Rocha, que defende que “algo estará a falhar” porque há “instituições prontas para receber as crianças, apesar de algumas estarem lotadas”.

“É preciso consultar todas”, sublinha, porque “isto não pode acontecer. Está muito estudado o prejuízo o dano psicológico que pode advir do não estabelecimento de relações afectivas profundas nos primeiros meses de vida”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fernando fontinha
    22 nov, 2016 alijo 22:46
    é de lamentar estas situações, mas mais lamentável é haver casais que querem adoptar e que têm condições para isso e que estejam anos à espera para adoptar, para poderem dar um lar digno a qualquer criança (como é o meu caso).Mas mais lamentável é a falta de escrúpulos da segurança social em atrasar os processos ou cancela-los ao fim de 6 meses enviando na véspera de natal o resultado da avaliação do processo, deitando no chão qualquer sonho ou ideia de uma criança ter uma família. Não me espanta tantas crianças serem deixadas ao abandono nos hospitais.
  • Elisabete Ferreira
    22 nov, 2016 Guarda 20:19
    A noticia está descontextualizada. A entrevista em audio é completamente diferente. Os Jornalistas têm que ter muito cuidado quando escrevem estas notícias bombásticas. Deveria ser enaltecido o trabalho do NHACJR e não é isso que é feito. Esta notícia merece um reparo.. Estamos atentos.
  • Orlando Jorge Peixot
    22 nov, 2016 Moreira da Maia 17:19
    É lamentável que ainda haja noticias destas, mas mais lamentável é haver casais que querem adotarem e que têm condições para isso e estejam à anos à espera para adotar.

Destaques V+