Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Nada falhou" no combate aos incêndios florestais

04 out, 2016 - 16:24

Área ardida mais do que duplicou em relação em 2015, mas o combate decorreu da melhor forma possível, diz o comandante da Protecção Civil. "Demos tudo."

A+ / A-

Veja o dossiê da Renascença sobre o fim da fase "Charlie":


O comandante operacional nacional da Protecção Civil, José Manuel Moura, disse esta terça-feira que “nada falhou” este ano no combate aos incêndios florestais, considerando que foi “muito difícil” a extinção de alguns fogos.

“Na parte do combate nada falhou. A nós exigiram-nos muito e nós demos tudo”, disse aos jornalistas, o comandante José Manuel Moura, numa conferência de imprensa, realizada na Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), sobre o período mais crítico em incêndios florestais, que terminou a 30 de Setembro.

Segundo os dados apresentados, a área ardida este ano mais do que duplicou em relação a 2015. Os incêndios florestais consumiram, até 30 de Setembro, 150.499 hectares.

José Manuel Moura adiantou que a área ardida este ano ficou “acima da média” dos últimos 10 anos e com valores semelhantes a 2013 e 2010, mas inferiores a 2003 e 2005.

Já o número de incêndios diminuiu este ano cerca de 16% em relação a 2015. Entre 1 de Janeiro e 30 de Setembro, registaram-se 12.488 fogos.

José Manuel Moura relaciona estes valores com “a severidade meteorológica”, que este ano alcançou o valor mais elevado dos últimos 17 anos, sendo apenas inferior a 2005, 2013 e 2015.

“Foi, de facto, muito difícil a extinção de alguns incêndios”, disse, sublinhado que entre os dias 7 e 10 de Agosto ocorreu uma severidade extrema e, por isso, é “motivo de satisfação” os resultados alcançados.

José Manuel Moura realçou que “a quantidade de grandes incêndios em simultâneo tem expressão directa no valor diário e final da área ardida”.

Três ondas de calor

Segundo o comandante, durante o Verão ocorreram três ondas de calor, registando-se, em Agosto, nove dias consecutivos acima das 250 ocorrências de fogo e, em Setembro, seis dias consecutivos com mais de 150 incêndios.

Cerca de 33% do total da área ardida (45.489 hectares) ocorreu em incêndios com início a 8 de Agosto, mês que registou um número de ignições e área ardida “bastante superior” ao valor médio do decénio, sublinhou.

José Manuel Moura referiu também que, em Setembro, registou-se um pico de severidade meteorológica elevada, mas o número de incêndios e área ardida foram “muito inferiores” aos verificados em Agosto. No entanto, a área ardida no mês de setembro ficou acima da média dos últimos 10 anos.

Na conferência de imprensa, José Manuel Moura destacou que este ano não se registou qualquer vítima mortal no combate aos incêndios.

Dados divulgados pela ANPC indicam também que o distrito do Porto é que registou mais ocorrências de fogo, mas Aveiro e Viana do Castelo são os distritos com mais área ardida

De acordo com a Protecção Civil, 35% dos grandes incêndios tiveram origem intencional, 26% tiveram causa negligente e 29% desconhecidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    04 out, 2016 aveiro 18:59
    Não só falhou como continuará a a falhar.....este negocio é muito lucrativo desde o pirómano profissional, profissionais de combate a incêndios florestais, madeireiros, advogados e por ai fora .............certo é quem não lucra são as vitimas destes artistas !
  • A verdade
    04 out, 2016 Terra de Santa Maria 18:11
    Este sem vergonha, que de comandante não tem nada, deveria estar calado. Este sem vergonha diz que nada falhou? Sem vergonha: falhou tudo, tudo, tudo. Até os bombeiros falharam. Deixaram arder. Não lhe chamem bombeiros, chamem - lhe ESTACAS. .. Portugal está mais pobre. As empresas interesseiras, no combate aos fogos, estão mais ricas. Portugal teve DOIS prejuízos... Boa tarde.
  • graciano
    04 out, 2016 alemanha 17:03
    tudo bem so se esqueceu de mencionar quem foi e quanto lucrou com os incendios e o porque de o governo nao ter solucitado o apoio da nato e o porque de nao ter sido alterada a lei de punicao aos incendiarios mesmo depois da peticao que foi feita o sr pode estar satifeito o governo e a empresa dos avioes e as empresas que vendem materias de incendio podem estar satisfeitos e ate contentes mas o povo nao esta satisfeito com esta politica da terra quimada

Destaques V+