Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Houve menos incêndios, mas há 10 anos que não ardia tanto em Portugal

29 set, 2016 - 23:34 • Celso Paiva Sol

A fase Charlie, altura em que estão no terreno todos os meios disponíveis, termina esta sexta-feira.

A+ / A-

A fase Charlie de combate aos fogos termina esta sexta-feira com 150 mil hectares ardidos como consequência de quase 15 mil incêndios.

Os números reflectem um Verão muito complicado para os bombeiros, sobretudo no mês de Agosto, que teve 106 mil hectares ardidos. Já em Setembro arderam outros 27 mil hectares. Estes dados atiraram o ano em curso para a lista dos piores.

Há 10 anos que não ardia tanto. Quase metade do que ardeu foi mesmo mancha florestal e não apenas mato.

Nesta fase Charlie foram 177 os grandes incêndios registados (aqueles que consomem mais de 100 hectares), a Protecção Civil esteve 45 dias em estado de alerta especial e houve necessidade de pedir ajuda de meios aéreos internacionais.

Diferente é o caso do número de incêndios. Se a área ardida é 60% superior à do ano passado e mais do dobro da média dos últimos 10 anos, no que diz respeito aos incêndios, os 15 mil registados até agora, ficam abaixo da média da década.

Mais duas notas: o dispositivo de bombeiros não registou qualquer vítima mortal – o que era o principal objectivo do Comando Nacional de Operações - e a Polícia Judiciária atingiu um dos valores mais altos de sempre na detenção de presumíveis incendiários: 80, 33 dos quais ficou em prisão preventiva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fogacho
    30 set, 2016 Malcata 09:50
    Hove menos incêndios mas a área ardida foi muito mais, vai daí, isso quer dizer que o "negócio do fogo" este ano foi bem mais chorudo, como convém a muita gente (excepto aos donos dos terrenos, os únicos que perdem)! Pobre povo e triste fado o de um povo que não valoriza a sua (quase) única riqueza, a floresta (e o mar)!
  • fanã
    30 set, 2016 aveiro 09:07
    Os criminosos estão a trabalhar "melhor", é essa a minha conclusão !!!!....................grande NEGOCIATA !
  • TUGA
    30 set, 2016 LISBOA 08:24
    QUER DIZER QUE O NEGÓCIO ESTE ANO FOI MELHOR!!!!!!!!

Destaques V+