Tempo
|
A+ / A-

Reportagem

Viver com um doente de Alzheimer: “Estou desgastada, mas tenho sempre um sorriso para o meu marido”

21 set, 2016 - 15:27 • Ana Carrilho

Anabela Lima conta como foi viver a descoberta da doença de Alzheimer do marido Valdemar e descreve o dia-a-dia sempre exigente. “Isto falado parece muito fácil, mas não é.”

A+ / A-

Anabela Lima tem 59 anos e é cuidadora do marido Valdemar, que tem Alzheimer. “Éramos um casal muito unido e ele costumava dizer que, juntos, éramos uma fortaleza. Mas essa fortaleza ruiu quando soubemos o diagnóstico da doença”, desabafa Anabela.

Tudo começou há seis anos, quando a mulher percebeu que Valdemar se isolava muito, deixava acumular papéis e quanto estava junto ao computador, apenas olhava para o jogo de xadrez, sem mover uma peça. “Não era normal nele que antes fazia tantas coisas no computador”.

As suspeitas agravaram-se no dia em que Anabela lhe pediu uma toalha e Valdemar lhe deu uma de cor diferente (lá em casa cada um têm uma cor) uma e outra vez. Primeiro pensou que estava a brincar e questionou-o; depois percebeu que não. Sem lhe dizer mais nada, decidiu ter mais atenção ao que o marido fazia.

Para Anabela, o clique surgiu no dia em que lhe pediu tampas para as caixas de plástico e Valdemar não sabia as formas. Alertou os filhos e foram à médica de família. Seguiram-se exames que, no entanto, nada acusaram, mas, perante os incidentes que se multiplicavam, Anabela decidiu recorreu a uma neurologista. Nessa altura, a vida do casal mudou definitivamente.

Deixar tudo por amor

Anabela Lima era proprietária de um café no Mercado de Porto Salvo e durante três anos continuou a levantar-se às cinco e meia da manhã, a ir para o trabalho e no regresso, ao fim do dia, a fazer jogos, ditados, contas com Valdemar.

“Esquecia-me que existia, só vivia para ele e chegou a uma altura em que já gritava, não tinha paciência”, confessa à Renascença. A ida ao médico, forçada pelos filhos, confirmou uma depressão profunda. A irmã substituiu-a no café mas Anabela, com preocupações crescentes, não melhorava e no ano passado acabou por fechar portas.

“Vim para casa sem nada, neste momento estou com baixa e são os meus filhos que me ajudam com o pagamento das despesas, cada vez maiores.”

Vida de cuidadora sem descanso

O dia começa pelas sete e meia da manhã. Levantar Valdemar, fazer-lhe a higiene, vestir, calçar, tomar o pequeno-almoço. Se tudo correr bem, cerca de duas horas depois Anabela consegue levar o marido para a Casa do Alecrim, a instituição da Alzheimer Portugal no concelho de Cascais.

Durante o dia, Anabela trata das atividades domésticas e dos muitos papéis que tem sempre, vai às compras. “Muitas vezes, fico no meu cantinho a chorar, a pensar nisto tudo, choro, choro … fico mais aliviada.”

Às cinco, vai buscar Valdemar. “Isto falado parece muito fácil mas não é. Outra vez o banho, despe a camisola, despe os calções, tira os sapatos … tudo demora uma eternidade. Para levantar uma perna posso ter que esperar 10 minutos e às vezes, tenho que ser eu”, relata a cuidadora.

A higiene oral é outra dor de cabeça. Ao contrário do que acontece com muitos destes doentes, Valdemar ainda tem os seus dentes. Aceita bem o fio dentário e o escovilhão mas quando chega a altura da escova com pasta, a conversa é outra.

“Serra os dentes e não consigo abrir-lhe a boca. Ainda tentei com os meus dedos mas depois de umas valentes dentadas, desisti. Agora arranjei uma caixinha para lhe pôr no canto da boca”, revela Anabela, ao mesmo tempo que lamenta que nada disto seja ensinado aos cuidadores.

Uns dias melhores, outros piores, mas para o Valdemar há sempre um sorriso

Anabela diz sentir-se cansada, desgastada mas para Valdemar há sempre um sorriso. “Quando ele chega, estou sempre com um sorriso, estou sempre a falar, brincamos e se no banho, por exemplo, ele fala em tubarões eu respondo-lhe com golfinhos, que são mais bonitos mais meiguinhos. Estou sempre a brincar com o Valdemar, fazê-lo rir é o que eu quero, manter o sorriso dele, até ao fim.”

Confessa que há dias em que tem menos paciência, em que só lhe apetece gritar, mas depois pensa que o marido não tem culpa e que é preciso ter calma. Também Valdemar se apercebe desses dias mais difíceis e então, mostra-se triste. “Mas depois, digo qualquer coisa, sorrio, ele sorri também, aquilo passa à frente e já fica satisfeito”, revela a cuidadora.

Para ajudar a ultrapassar os momentos mais difíceis, Anabela decidiu começar a fazer um livro com textos e fotos que mostram os seus 39 anos de casamento com Valdemar mas sobretudo, os últimos anos, em que a doença de Alzheimer passou a estar presente.

Anabela confessa que teve muita dificuldade em aceitar, e a elaboração do livro, que mostra com orgulho, ajudou-a a encontrar alguma tranquilidade: “despejei a raiva toda no papel”.

Outra ajuda foi a participação no Café Memória, iniciativa da Alzheimer Portugal em que doentes e cuidadores se encontram mensalmente e partilham as suas experiências. Anabela revela que foi a primeira ajuda que teve, “fui muito bem recebida e depois vi que havia mais gente como eu. Vim de lá tão aliviada!” Uma participação que se repete, sempre com a companhia do marido.

“Hobbit” liga neto Dinis e avô Valdemar

O casal tem dois filhos e um neto, agora com cinco anos. Em determinada altura foi preciso explicar ao Dinis que o “dói-dói” do avô não se curava, como o “dói-dói” do joelho dele porque era muito grave.

“Foi a primeira explicação que lhe demos”, diz Anabela que também revela que Dinis começou a observar o que o resto da família fazia a Valdemar, a dar-lhe a colher para ele comer ou a avisar que tinha a faca na boca.

“É muito protector e muito carinhoso. Quando o Dinis vai lá a casa vêem sempre o ‘Hobbit’, é o filme deles. Foi muito engraçado porque a primeira vez que isso aconteceu, o Dinis sentou-se ao lado do avô e ficou o tempo todo de mão dada com ele. E acho que isso ficou gravado na memória do Valdemar porque acontece sempre.”

Cuidadores precisam de apoios

Nas redes sociais, Anabela encontrou outros cuidadores de doentes de Alzheimer e outras demências a passar pelos mesmos problemas: sem apoios, muitas vezes a ter que abdicar da sua vida pessoal e profissional para cuidar dos doentes, a pôr em causa a sua subsistência e a não saber o que fazer no dia-a-dia. Confessa que protestou sempre e há-de protestar “até que as coisas sejam feitas como eu acho que têm que ser”.

Envolveu-se na organização do primeiro encontro nacional de Cuidadores de doentes de Alzheimer, que decorreu em Junho na Universidade Católica, e é uma das promotoras da petição que defende a criação do Estatuto do Cuidador de Doentes de Alzheimer e outras Demências.

Diz que o fez a pensar também nos muitos cuidadores mais velhos e que não têm acesso à informação e aos pouquíssimos apoios que ainda assim podem conseguir. Por isso diz que tenta recolher o máximo de assinaturas em papel porque “estas pessoas mais velhas não têm acesso à internet”.

A petição tem cerca de nove mil assinaturas online. Há muito que ultrapassou as quatro mil necessárias para a questão ser discutida no Parlamento, mas todas não são demais, reforça a cuidadora.

O Passeio da Memória de domingo serviu para sensibilizar a população para Doença de Alzheimer, os problemas dos cuidadores e angariar mais algumas assinaturas. Valdemar esteve com Anabela no Passeio de Oeiras. Sempre com um sorriso.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • anabeatiz
    05 dez, 2018 amarante 21:32
    a minha mae tem alzheimer a5 anos tem ela agora61 e nao tem sido facil o cuidador e omeu pai mas ogora ela esta em minha casa mas ela nao faz nada nao come nao se veste naotoma banho nada vai andando devagar ecora muito oque me faz partir o coracao e triste nao aver mais ajudas temos que aguentar
  • Florbela
    28 mar, 2018 Amadora 02:04
    Ola Anabela compreendo perfeitamente , por tudo o que está a passar, eu estou na mesma situação com a minha mãe, já vão para 7anos, neste momento está completamente dependente; até para se alimentar teve que colocar uma peg. (sonda para se alime,ntar). E os apoios para eles são zero, para nós cuidadores também zero. È triste ver quem gostamos as perder todas as suas capacidades. coragem para todos os cuidadores
  • antonio
    09 dez, 2017 porto 18:41
    Como te compreendo Anabela sou cuidador da minha mulher à oito anos mas o mais dificil foi à três anos que deixou de andar agora só em cadeira de rodas tenho que lhe dar banho dar-lhe de comer enfim as coisas mais básicas mas fiz sempre tudo amor e carinho até o dia que tive que ser internado só aí vi a falta que lhe fazia pois não tinha ninguém que fica -se com ela nós não temos filhos mas ela tem irmás no total 6 mas só uma a que menos podia se prontificou se a ficar com ela pois as outras disseram que não tinham obrigação mas sempre a lembrar me que tinha que arranjar um lar saí do hospital bastante debilitado pois logo me entregou e como já tenho 68 anos não tenho forças para mais tive este mês que a por numa casa de acolhimento pois os lares estão super cheios mas isto custa-me imenso vela ali sem poder fazer nada aí vingo me a chorar.
  • Isabel Bento
    24 set, 2016 Peniche 18:17
    Subscrevo completamente. Também eu, fui cuidadora. Força Anabela!!
  • Silvana Maria da Sil
    24 set, 2016 Piracaia 01:06
    Muito bom ler seu relato... cuido de minha mãe com mal de parckison há 3 anos... tenho momentos conflitantes... perco a calma e m lembro que é a doença e me culpo... não é fácil... mas procuro manter o bom humor e ve-la sorrir....
  • Aurora Tomaz
    23 set, 2016 Porto Salvo 19:56
    As palavras que aqui deixa são um monumento e espelham a sua grandeza de alma. Consegue alargar a acção individual a todos os doentes e cuidadores lembrando a todos nós o dever cívico de lutar pelos mais fracos. Muito grata pela entrevista e pelo exemplo.
  • António Pinto
    21 set, 2016 GUIMARÃES 18:05
    Dª.Anabela,também já tive um familiar com a doença de Alzheimer, sei o que isso é, e por isso desejo-lhe muita força e paciência para continuar a cuidar e a dar amor e carinho ao seu marido. Bem haja !!!

Destaques V+