Tempo
|
A+ / A-

Portugal é dos países europeus que revela mais apoio ao acolhimento de refugiados

16 set, 2016 - 00:58

Sondagem internacional foi feita pela ONG International Rescue Committee. Eslováquia, Roménia, França e República Checa deram uma maioria de respostas negativas.

A+ / A-

Portugal é um dos países europeus onde existe maior compaixão e apoio ao acolhimento de refugiados sírios, indica uma sondagem internacional divulgada pela organização não-governamental International Rescue Committee (IRC).

Dos mil inquiridos nacionais, 206 (21%) mostraram-se muito favoráveis ao acolhimento de refugiados sírios em Portugal e 455 (46%) manifestaram-se bastante favoráveis, totalizando 66% de respostas claramente positivas.

Daqueles que responderam, apenas 93 (9%) portugueses disseram não ver com bons olhos a chegada de refugiados sírios a Portugal, enquanto 177 (18%) expressaram-se pelo menos "um pouco" favoráveis.

O sentimento positivo pelos refugiados sírios é também elevado em Irlanda (68%), Espanha (67%) e Alemanha (65%).

Pelo contrário, na Eslováquia (73%), Roménia (63%), França (55%) e República Checa (53%), a maioria das respostas negativa, mostrando pouca ou nenhuma simpatia pelos refugiados sírios.

Entre as principais razões de receio, estão a pressão no sistema de segurança social, nas finanças públicas e em serviços como escolas e hospitais e também que aumentem os riscos de segurança, seja em termos de ataques terroristas ou de actos criminosos.

Ainda assim, o IRC considera que os níveis de sensibilidade pelos Sírios que chegam à Europa são elevados, e que, em média, três em cada quatro (76%) exprimiram algum tipo de compaixão por todos os 12 países onde se realizou a sondagem, que também incluiu o Reino Unido, Dinamarca, Itália e Suécia.

"Estes resultados mostram que os Europeus ainda têm coração", congratulou-se o presidente da organização não-governamental, David Miliband, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico.

"Numa altura em que a retórica tóxica conseguiu chegar à agenda política, há aqui um sinal claro aos governos para juntarem compaixão à competência na resposta à crise dos refugiados. Segurança, bem-estar económico e tratamento justo dos refugiados podem e devem estar juntos", sublinhou.

A ONG, que presta assistência humanitária e apoio ao desenvolvimento, lançou um apelo para os líderes europeus acolherem metade de todos os refugiados sírios e 25% dos refugiados a nível global, num total de 540 mil nos próximos cinco anos.

Segundo o IRC, a Europa actualmente só tem 8% dos refugiados a nível global, enquanto outros países de baixo ou rendimento médio albergam 86% dos refugados mundiais.

O tema dos refugiados e migrantes vai ser o tema de uma cimeira na Assembleia das Nações Unidas na próxima segunda em Nova Iorque, seguida por uma Cimeira de Líderes sobre a Crise Global de Refugiados, na terça-feira, presidida pelo presidente dos EUA, Barack Obama.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tretas
    06 nov, 2016 lisboa 15:19
    Aqui discordo...eu acho que a califa Al-Merkle ganha ao Al-costa..
  • Somos 10.000.000
    06 nov, 2016 lisboa 15:13
    Só uma pequena correcção se me permitirem... Não é Portugal quem mais apoia os refujihados mas sim o governo de Portugal , que eu saiba o povo Português ainda não foi consultado nesta matéria...
  • Helder
    30 set, 2016 Lisboa 16:29
    Com o dinheiro dos outros (CEE) também era melhor que nada fizessem e mesmo assim não ficarão cá por muito tempo aguardem para ver .Este país nunca foi alternativa para quem nada tem
  • 19 set, 2016 11:17
    Não achao que ja ca temos muitos sem abrigo Portugueses ?????????????????????????
  • ADISAN
    16 set, 2016 Mealhada 18:44
    Por favor ... não divulguem algo que não corresponde minimamente à verdade! Onde estão os refugiados em Portugal e quantos são? Na Alemanha, na Itália e na Grécia é que se pode falar em apoio a refugiados, pois são muitos milhares os que por lá se encontram e cada dia que passa chegam sempre mais. E não chegam por encomenda; simplesmente batem à porta. Portugal é apenas um país periférico, que quase passa à margem do grande problema. Conheço bem o que se passa na Alemanha, e acho justo que se diga a verdade!
  • Se calhar...é!
    16 set, 2016 lisboa 16:00
    Se calhar é verdade... Sempre ouvi dizer que os Portugueses são bons é para os de fora.
  • BÔDA
    16 set, 2016 Picha 15:12
    Para jà as ONGs deviam ser extintas, pois todos sabemos que são organizações ao serviço de interesses obscuros. Nenhuma ONG pode ser considerada credível !!! Refugiados??? Quem defende a sua vinda que os acolha em sua casa, e divida a mulher, as filhas a mãe e as irmãs, com eles. Que lhe pague todas as depesas! Que lhes dê cama e comidinha. Que lhes dê o seu carro e a sua casa. E por fim que os ajude em tudo, mesmo na preparação de atentados. Se querem refugiados teém de se responsabilizar por eles. Eu não aceito um único !!!
  • 16 set, 2016 14:53
    Só concordo com refugiados em Portugal se os enviarem para os bairros de ciganos e cabo verdianos e os soltem là dentro. Mas é preciso vedar com arame farpado para que não fuja nenhum. Depois matem-se todos à vontade que é um favor que nos fazem. Assim CONCORDO COM MAIS REFUGIADOS EM PORTUGAL !
  • Daniel Rijo
    16 set, 2016 Funchal 14:27
    O que muito me honra.
  • Açores/revoltado
    16 set, 2016 Orabem! 11:21
    Só um aparte, já tenho ido a Montemor Novo e conheço esta pacata cidade. Um belo sitio para morar, sem dúvida. Conheço muito bem o Hospital São João de Deus, como enfermeiros e muitos frades que já passaram por lá. Já estive internado algumas vezes lá. Foi um hospital muito bom, mas infelizmente as coisas têm estado a mudar e já não é o que era.... Mas quanto ao seu comentário, estou plenamente de acordo e percebo a sua revolta. Infelizmente este país já chegou a níveis de extrema pobreza mas parece que muitos só enxerguem refugiados. Tristeza!!!.....

Destaques V+