Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mil pessoas no desemprego após fim dos contratos de associação

14 set, 2016 - 08:23

O número é da associação que representa o sector. Numa luta ainda longe do fim, alguns colégios abrem portas sem garantias de financiamento e dividem os custos com os pais.

A+ / A-

Cerca de 500 pessoas foram atiradas para o desemprego na sequência do fim dos contratos de associação e o número de despedimentos nos colégios em causa deverá duplicar no próximo mês.

“Aproxima-se das larguíssimas centenas os casos em que foi necessário extinguir os postos de trabalho e vai-se aproximar, no próximo mês, das mil pessoas no desemprego”, afirma à Renascença o director-geral da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP).

Rodrigo Queirós e Melo considera que a situação “poderia ter sido evitada – bastava ter mantido o contrato”.

Além de despedimentos, o fim dos contratos de associação representa um agravamento nos custos com a educação para alguma das famílias que tinham os filhos nos colégios atingidos.

Segundo a AEEP, pelo menos quatro mil alunos que perderam o apoio vão iniciar novo ciclo nos colégios.

“Dos dados apurados até ao momento, temos 10% de turmas que o Ministério não garante, mas que não vamos cobrar aos pais – será decidido em tribunal. Temos apuradas 60 turmas, mas o número há-de aumentar, e um número idêntico de turmas que serão suportadas pelos pais”, afirma Rodrigo Queirós e Melo.

Ainda está em curso o levantamento dos dados junto dos 58 colégios que tiveram alterações nos contratos de associação celebrados com o Estado. Estas instituições sustentam, com base em parecer jurídico, que o Ministério da Educação está a violar contratos assinados por três anos lectivos, pelo que acreditam que no final da batalha jurídica vão acabar por receber o financiamento.

Na terça-feira à tarde, a Igreja voltou a lamentar as consequências da decisão do Governo, com o porta-voz dos bispos, padre Manuel Barbosa, a lamentar nomeadamente o processo de despedimentos que está em curso.

O Ministério da Educação alega que os contratos conferem legitimidade à tutela para rever, em cada ano lectivo, o número de turmas em início de ciclo que abrem nos colégios com financiamento do Estado.

Com base nesta interpretação, e na reavaliação da rede escolar realizada, decidiu que este ano lectivo vão abrir menos 57% de turmas do que as que abriram em 2015-2016.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    14 set, 2016 aveiro 18:20
    Não são excepção , muitos outros estão na mesma situação !
  • rosinda
    14 set, 2016 palmela 12:02
    Vao a tvi e procurem emprego na casa dos segredos e tempo de acabarmos com esse paradigma de que a casa dos segredos e so para um tipo de pessoas viva a juventude social democrata de marco de canavezes!
  • como é?
    14 set, 2016 lx 10:03
    Os media hoje referem 500!...E os milhares de professores a mais, que foram colocados comparativamente com 2015? Não interessa informar?
  • ROSARIO SOARES
    14 set, 2016 ESPINHO 09:30
    lamentável. sempre lamentável, quando confrontados com o desemprego em geral, mas, por acaso, já reflectiram que há cerca de 30.000 (trinta mil) professores que, tendo concorrido às ESCOLAS públicas, continuam, também eles, no dito DESEMPREGO ? e há quantos anos dura esta pouca vergonha ????????
  • 14 set, 2016 LISBOA 08:49
    O NEGÓCIO É MESMO ASSIM......, UMAS VEZES GANHA-SE OUTRAS PERDE-SE!!!! O ERRADO É A EDUCAÇÃO E SAÚDE SEREM UM NEGÓCIO!!!

Destaques V+