Tempo
|
A+ / A-

Iraque acompanha “com preocupação” agressão de Ponte de Sor

21 ago, 2016 - 00:34

Ministério dos Negócios Estrangeiros fez um comunicado este sábado em que garante que está a investigar o caso.

A+ / A-

O Ministério iraquiano dos Negócios Estrangeiros anuncia que está a acompanhar o caso da agressão a um jovem de 15 anos em Ponte de Sor, que envolve os filhos do embaixador daquele país em Portugal.

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros segue de perto, com preocupação, o que surgiu na sequência da acusação aos dois filhos do seu embaixador em Portugal. Iniciou uma investigação para conhecer mais detalhes desde incidente e juntar informação veiculada pelos meios de comunicação social", lê-se numa mensagem publicada este sábado na página oficial daquela entidade na internet.

Na mensagem, o ministério iraquiano "reitera a sua vontade de manter a eficiência das suas missões diplomáticas, a sua boa reputação e solidez das suas relações com todos os estados, incluindo Portugal" e "confirma a colaboração com as autoridades portuguesas e com a equipa da embaixada do Iraque em Lisboa para tomar as medidas necessárias em relação à acusação".

Um jovem de 15 anos foi agredido esta semana em Ponte de Sor, tendo sofrido múltiplas fracturas. A vítima, que teve que ser transportada de helicóptero para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, terá sido agredida por dois gémeos de 17 anos, filhos do embaixador do Iraque em Portugal, que têm imunidade diplomática.

O caso já deu origem à abertura de um inquérito, segundo o gabinete de imprensa da Procuradoria-Geral da República.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) esclareceu, por outro lado, que as autoridades judiciárias não lhe solicitaram qualquer diligência, no caso da agressão ao jovem de Ponte de Sor, mas, caso seja feita, desenvolverá as acções "necessárias e adequadas".

"Sendo filhos de um chefe de missão diplomática, os jovens têm imunidade diplomática nos termos da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas. A imunidade de jurisdição penal é absoluta e só pode ser objecto de levantamento ou renúncia por parte do Estado representado por essa missão diplomática", adiantou o Ministério.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo
    22 ago, 2016 Azeitão 14:39
    O Iraque está preocupado e acompanhar os supostos criminosos na esperança de que nada lhes aconteça. Se a preocupação fosse honesta já teriam levantado a imunidade diplomática
  • FS
    21 ago, 2016 Amadora 10:10
    O Iraque está preocupado porque os putos são estúpidos e não souberam fazer as coisas como devia ser, entalaram o pai e o governo iraquiano. Li hoje que a nossa PJ perdeu o rasto aos dois putos, LOL; novidade do caraças mas aqui vai uma pista, já procuraram no Iraque, junto da família do senhor embaixador, embaixador que até agora ainda não teve a dignidade de apresentar um pedido de desculpas á Familia do agredido e ao Povo Português, creio que isto diz muito sobre a maneira de pensar do pessoal que vem das bandas do Iraque, abram a pestana e deixem de ser bonzinhos, sempre vão despejar os inquilinos das casas do Martim Moniz para ceder terreno para uma mesquita? A mesquita vai pagar IMI, como a Igreja Católica, ou vai ficar isenta? O Futuro dirá. Já agora, se nas moedas de 2 euros fosse cunhada uma meia lua, ia haver tomadas de posição de deputados do PS e o BE iria fazer cartaz a parodiar a meia lua? Ou só dizem que Portugal é laico, quando os católicos estão envolvidos e quando se trata de meias luas toda agente assobia para o ar? Em que dia é que as organizações anti racismo, anti xenofobia, anti violência e defensores dos direitos Humanos, vão fazer uma manif ou um cordão Humano, frente à embaixada do Iraque? Os activistas destas organizações estão todos a gozar férias psicadélicas, ou quando se trata de Tugas estão-se todos a defecar para o assunto?
  • Ohmar Mohamed
    21 ago, 2016 Bagad - Irak 07:15
    Si si .Por aki ya ninguno come nada com el disgusto . Muchos saludos para todos y la mejoras del chico .
  • Dias
    21 ago, 2016 Lx 00:52
    Se o MNE está a investigar estou mais descansado, !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Destaques V+