Tempo
|
A+ / A-

Deco responde

As aulas vão regressar. O que fazer?

19 ago, 2016 - 13:09 • Deco

O início do ano lectivo já está montado em toda a parte, mas a “rentrée” escolar provoca sempre dúvidas aos pais.

A+ / A-

Todas as sextas-feiras, a Renascença e a Deco dão-lhe dicas e conselhos práticos sobre situações do dia-a-dia. Se tem alguma sugestão ou gostaria de ver algum assunto esclarecido escreva para online@rr.pt

Veja também:


Muitos portugueses ainda estão de férias, mas os supermercados e locais habituais de venda de material escolar já abriram a porta ao próximo ano lectivo, que começa entre 9 e 15 de Setembro.

Saiba o que deve fazer antes de começar as compras.

Compra de manuais escolares

Ao comprar os livros, o consumidor deve ter em atenção que estes estão sujeitos a um regime de preços convencionados ou tectos máximos. É proibida a chamada venda dos manuais “em pacote”, punida com coima.

Ou seja, nada obriga o consumidor a comprar todos os manuais – livro e cadernos de actividades, por exemplo – ou outros materiais numa mesma loja, física ou "online".

A ausência do preço de venda ao público na capa ou contracapa e a sua modificação, para baixo ou para cima, são também punidas com coima. Se encontrar algumas destas práticas, denuncie o caso à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Material escolar ao alcance de todas as bolsas

Depois de verificar o que ficou do ano passado, avance para a compra dos materiais de que o seu filho precisa. Esteja atento à composição química dos materiais – sobretudo o que é destinado aos mais pequenos – evitando nomeadamente os ftalatos (borrachas), os solventes (canetas de gel) e o excesso de PVC (capas de plástico coloridas).

Saiba ainda que as marcas brancas são uma boa opção de compra, pois o preço é mais acessível. Verifique também se o que compra é realmente necessário e adequado ao estudo que se pretende desenvolver.

Escolher a mochila

Quando for comprar a mochila, leve a criança consigo, para que esta a experimente, verificando se o tamanho é adequado para a estatura.

Quando vazia, a mochila não deve pesar mais de meio quilo e deve ter capacidade para arrumar todo o material. A mochila carregada não deverá ultrapassar 10% do peso da criança.

Caso ultrapasse, não é aconselhável que a carregue às costas. Nesse caso, opte por uma com rodas com pega regulável, para que se adapte à estatura da criança, que não deve dobrar o braço ao puxar a mochila.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao Silva
    19 ago, 2016 Lisboa 19:31
    Graças a Deus as aulas vão começar... Significa que o povo labrego vai começar a bulir e eu entro de FERIAS !!! Que bom, férias longe do granel e da confusão... Quem quer Ferias em Agosto ??? livra

Destaques V+