Tempo
|
A+ / A-

Ministra. “De madrugada não há incêndio que venha do nada"

13 ago, 2016 - 13:18

Constança Urbano de Sousa está de visita a Castelo de Paiva, onde destacou o “trabalho inexcedível” dos bombeiros. Desde o início do ano, ardeu em Portugal quase metade da área consumida pelo fogo em toda a União Europeia.

A+ / A-

Veja também:


“A maioria destes incêndios é posto. As ignições são de madrugada e de madrugada não há nenhum incêndio que venha do nada”, afirmou aos jornalistas durante a visita a Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro.

Segundo a ministra, os incêndios que se prolongam desde o início da semana neste distrito estão dominados e em fase de rescaldo. Constança Urbano de Sousa aproveitou a ocasião para agradecer o trabalho dos bombeiros.

“O trabalho dos bombeiros aqui em Castelo de Paiva foi inexcedível e só temos todos de lhes agradecer esse contributo. Sem eles, isto teria sido uma tragédia. A verdade é que não temos, no continente, qualquer vida humana a lamentar”, afirmou.

Nas declarações aos jornalistas, a governante sublinhou também que só quem está no terreno sabe como deve agir perante cada situação. “Quando temos ventos absolutamente alucinantes que, contra toda as previsões, fazem com que o fogo se movimente de um lado para o outro, inevitavelmente, não há meios infinitos e que possam acudir”.

A ministra aproveitou ainda para esclarecer as declarações do ministro da Defesa quando se referiu a novos aviões militares para combate aos fogos, dizendo que José Azeredo Lopes não afirmou “que ia comprar aviões de combate a incêndios – são aviões muito específicos e que não são operados por militares” – mas sim “que poderia equipar alguns meios aéreos que vai adquirir com mecanismos que possam auxiliar em caso de necessidade”.

As Forças Armadas, destacou ainda, foram uma ajuda fundamental no combate aos incêndios da semana que passou.

Ministra sugere "utilização comunitária" para terras abandonadas

A ministra da Administração Interna manifestou-se a favor de uma "utilização comunitária" para os terrenos florestais que, estando ao abandono por parte de proprietários privados, prejudicam o combate aos incêndios.

"Temos de rever o nosso sistema de propriedade, porque, se as pessoas abandonam as suas terras e não têm interesse nelas, deveremos encontrar uma solução para haver uma utilização comunitária [desses terrenos]", afirmou aos jornalistas.

De acordo com a edição deste sábado do semanário “Expresso”, o Governo tem a intenção de passar a posse de terras abandonadas para as autarquias, que ficarão responsáveis pela sua gestão e exploração.

Numa visita ao comando de operações da Protecção Civil em Castelo de Paiva, um dos municípios atingidos por incêndios nos últimos dias, a ministra afirmou que a floresta portuguesa "está muito repartida em pequenos pedaços que são de propriedade privada" e defendeu que a ideia de se desenvolver um cadastro florestal que ajude a identificar terras abandonadas seria "muito útil".

"É uma ideia que deve ser ponderada, bem reflectida e penso que muito útil", declarou.

O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva ainda não tem contabilizada a área ardida durante os fogos desta semana nesse concelho, mas, admitindo que se terá perdido 70% da floresta da freguesia de Real, a principal mancha verde do concelho, apoia igualmente a decisão de avançar com o cadastro dessas propriedades.

O autarca deixa, contudo, o aviso: "As autarquias já apostam muito em gabinetes técnicos da área florestal e de planeamento, mas é preciso muito mais recursos e as câmaras estão muito limitadas".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • graciano
    14 ago, 2016 alemanha 12:10
    as camaras em vez de terem policia municipal que nada faz a nao ser passar multas por tudo e por nada pudiam ter guardas florestais cantoneiros e guarda rios isso sim seria de louvar
  • a
    14 ago, 2016 a 09:07
    O que é que ela anda a fazer em Castelo de Paiva?? FOI VISITAR O GONÇALO!!! Há concelhos muito, mas muito mais devastados pelos incêndios do que Castelo de Paiva! Aliás nem sei o que é que ardeu em Castelo de Paiva a não ser aquilo que a Câmara Municipal deixou por limpar!!
  • a
    14 ago, 2016 a 08:57
    “De madrugada não há incêndio que venha do nada" Esta mulher está bêbada! E de dia há??? Pois se a ministra sabe de alguma coisa que diga ou que faça! A incompetência não tem limites! Já que ela sabe quando e onde começam, então que os vigie e assim talvez evite tanta tragédia! E para terminar, afinal não são os pastores e os agricultores que deitam os incêndios! Tanta perseguição a quem anda a queimar os restos das limpezas... e afinal ... havia outra!
  • Dandi
    13 ago, 2016 centro 18:09
    OVNIs do capitalismo.
  • José Portugal
    13 ago, 2016 NORTE 17:22
    A senhora ministra até pode ter tido um 'bonito gesto para abrir qualquer telejornal', mas onde estava a senhora ministra quando tudo começou a tomar proporções preocupantes... Numa festa da FLASH (hight society) no Algarve... pois... é aí mesmo que a senhora estava. Até pode tratar-se de uma infeliz coincidência, mas quem não quer ser lobo não lhe veste a pele! Quanto aos fogos, há que punir com penas de prisão perpétua não só os pirómanos mas também aqueles que os incentivam (das mais variadas formas) a cometer estes crimes horrendos. São crimes contra a humanidade meus caros concidadãos. O lucro com os fogos já não necessita de mais descrições... Os aviões da FAP são só para participar em eventos de demonstração nos encontros da NATO? Haja vergonha nos nossos governantes, usem bem o dinheiro que nos 'roubam descaradamente' como uma cada vez maior e insustentável carga fiscal! Se trabalhassem um bocadinho, nos trabalhos que fazem doer o corpo e/ou a cabeça, talvez percebessem melhor o que estou a escrever, mas isso será eventualmente pedir muito a estes nossos governantes...
  • alves
    13 ago, 2016 porto 16:15
    Realmente, as autarquias são exemplares a limpar os maninhos... muito melhores a cuidar da mata... pelo menos nos exemplos que conheço... esta "menistra" é mesmo do melhor...
  • dr Xico
    13 ago, 2016 Lisboa 16:14
    Vejam bem as imagens que passam nas TVs. Depois façam então a análise, distante da politiquice, clubismos fanáticos dos partidos e subserviência aos políticos. As casas e armazéns agrícolas arem porque tem: lixo, estevas, silvados, mato até mesmo ás paredes e telhados dos mesmos, Ninguem limpa nada, mesmo a verem o fogo perto das suas coisas não são capazes de começar a limpar. EDUCAÇÃO E LIMPEZA ???
  • Algarvio
    13 ago, 2016 O LHÃO 15:47
    Para bem das populações residentes nas zonas rurais em risco de incêndio e proprietários dos terrenos o governo que deixe de contratar empresas privadas que prestam serviços no combatem aos incêndios, colocando mais meios de combate a incêndio aos nossos bombeiros atribuindo-lhes melhores prémios tomando em conta área do terreno impedida de arder e não lhes atribuir quaisquer remuneração pelas áreas ardidas.
  • Gabriela
    13 ago, 2016 cacem 15:42
    A solucao deste assunto e queimar os creadores de fogo posto,as casas deles ,quem os mandou. Isto e tudo gente cobarde que se esconde,a noite sem ninguem ver.mas quando alguem for apanhado porque serao. Ai eles falan tudo,gente de lixo tem que sofrer como as florestas sofren.
  • Carlos Costa
    13 ago, 2016 Santarem 15:38
    Em vez de estar na praia,enquanto os outros morrem carbonizados,porque não vai à procura dos incendiários,como é sua obrigação????

Destaques V+