Tempo
|
A+ / A-

​Costa promete ajuda à Madeira

11 ago, 2016 - 15:13

Primeiro-ministro está de visita à ilha que nos últimos tem sido assolada por uma vaga de incêndios. Estragos on Funchal estão avaliados em pelo menos 55 milhões de euros.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, promete solidariedade e ajuda à Madeira para fazer face aos estragos provocados pelos incêndios.

O chefe do Governo falava aos jornalistas à chegada ao Funchal, numa visita de trabalho para se inteirar dos danos causados pelos fogos dos últimos dias.

“Vimos aqui fazer visita de trabalho e ver os pontos afectados. Temos aqui condições para ajudarmos solidariamente nesta segunda fase”, declarou António Costa.

Questionado se o Orçamento do Estado tem verbas disponíveis para ajudar a Madeira, o primeiro-ministro respondeu que, nesta fase, é preciso reunir com o governo regional, com as autárquicas e fazer o levantamento dos estragos.

“Vamos fazer as avaliações, ver os seguros, as infra-estruturas prioritárias que foram atingidas, as fontes de financiamento e saber se podemos accionar fundo de apoio da União Europeia”, sublinhou.

De acordo com um balanço provisório avançado esta quinta-feira pelo presidente da Câmara do Funchal, Paulo Cafôfo, os incêndios provocaram estragos na ordem dos 55 milhões de euros.

Os fogos, que começaram na segunda-feira à tarde, provocaram três mortos, destruíram cerca de duas centenas de habitações e fizeram cerca de mil desalojados.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Aguiar
    11 ago, 2016 Santa Maria Maior 20:22
    Maria Salomé porque não dás uma curva? O que percebes de dinheiro? Estuda, aprende e só depois podes postar teu comentário.
  • Victor
    11 ago, 2016 Lisboa 19:28
    Todos lamentamos a desgraça de muitos milhares de madeirenses, mas espero que muitos deles não continuem a referirem-se a nós como cubanos (isto foi uma criação do antigo chefe-mor). Bem sei que nem sequer usamos a mesma bandeira, mas sabem que podem contar sempre com Portugal, e não com qualquer outro país
  • Contrainfo
    11 ago, 2016 Gaia 18:21
    Estou farto de pagar as facturas da Madeira. Ninguém é responsabilizado pelos crimes económicos, pelas políticas exclusivamente viradas para o turista esquecendo infraestruturas de prevenção, escolas, saúde, segurança, etc., etc. São umas esponjas na hora de pedir, uns sovinas na hora de partilhar. Estou farto!
  • graciano
    11 ago, 2016 alemanha 18:21
    mas vou mais longe e pergunto se o costa e companhia andam a viajar a sua custa ou a custa do estado ou seja do povo vao para os vossos poleiros e governem dela nao andem de terra em terra a comer a viajar a dormir e a ganhar popolaridade a custa do povo chulos
  • Jorge
    11 ago, 2016 S J Ver 18:18
    Este primeiro ministro é mesmo uma homem bondoso, dá tudo... coitado!
  • graciano
    11 ago, 2016 alemanha 18:17
    ​Costa promete ajuda à Madeira --------mais um tituöo e uma reportagem sem razao de ser ou sera mais uma promocao ao costa ele prometeu ajuda sera que ofereceu 1 mes do seu ordenado ou prometeu dar aquilo que nao e dele mas do povo portugues e atencao quando digo portugues nao estou a falar do continente mas do continente madeira e acores eu queria houvir o governo dizer que ministros e depotados iriam doar 1 mes de ordenado
  • madeirense
    11 ago, 2016 funchal 17:14
    Não acrediteis no Costa não é de confiança, de toda a confiança é a palavra do CR7 o Costa só mente
  • luis
    11 ago, 2016 lisboa 16:40
    Vinha num jornal que os prejuízos podiam ter sido menores se têm pedido ajuda mais cedo. Quem irá agora ser responsabilizado?
  • Maria Salome
    11 ago, 2016 Lisboa 16:36
    Atenção Madeirenses não confiem neste homem.Ele diz hoje uma coisa,mas amanhã diz outra.Se vocês aí não fizerem pela vida não ver nenhum.Façam o vosso trabalho de casa e virem-se para Bruxelas,porque aqui por Lisboa a situação dentro de pouco tempo vai ser novamente de pré banca rota e o dinheiro vai ser pouco ou nenhum,vai haver mas emprestado.E depois o sr costa vai dizer que agora não há dinheiro,dada a situação.Abram os olhos!

Destaques V+