Tempo
|
A+ / A-

Petição

Português “cansado de destruição” quer penas mais pesadas para incendiários

10 ago, 2016 - 12:30

Petição já conta com mais de 10 mil assinaturas.

A+ / A-

Veja também:


Um “cidadão português cansado de assistir, ano após ano, à destruição do nosso património florestal, principalmente devido a mão criminosa”, decidiu lançar uma petição onde pede 25 anos de prisão para os incendiários.

Às 12h20 desta quinta-feira, o documento reunia um total de 10.385 assinaturas.

“Venho apelar à voz do povo Português para que possa ser alterada a pena penal máxima dos oito anos para os 25 anos de prisão para quem atear fogo às nossas florestas”, pede o autor da petição, para quem “basta de ter mão leve para os criminosos que, por prazer ou interesses económicos, destroem o nosso património, põem vidas humanas em risco e nos fazem gastar milhares de euros nos combates aos incêndios”.

Porque “não chega estarmos sentados no nosso sofá a ver as notícias de mais um incêndio, nós cidadãos temos o poder de mudar as coisas matando o mal pela raiz”, este cidadão decidiu lançar a petição.

Esta quinta-feira, o presidente do Governo Regional da Madeira anunciou a identificação de mais dois suspeitos de fogo posto, apanhados em flagrante delito numa quinta da ilha, numa altura em que as chamas já lavravam com intensidade.

A lei portuguesa estabelece aos cidadãos o direito de petição, que pode ser exercido junto de qualquer órgão de soberania (à excepção dos tribunais) ou autoridades públicas.

Para que o documento possa ser apreciado em plenário do Parlamento, é necessário que reúna um mínimo de quatro mil assinaturas.

“Da apreciação das petições pela Assembleia da República podem resultar diversas consequências de que se destacam:

  • a comunicação ao ministro competente para eventual medida legislativa ou administrativa;
  • a remessa ao Procurador-Geral da República, à Polícia Judiciária ou ao Provedor de Justiça;
  • a iniciativa de um inquérito parlamentar;
  • a apresentação, por qualquer Deputado ou Grupo Parlamentar, de um projecto de lei sobre a matéria em causa”, lê-se no site da Assembleia da República.
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • palmelao
    11 ago, 2016 palmela 15:54
    Comcordo o aumento da pena para esses criminosos mas deveriam colocar medidas adicionais como colocar pulseira electrónica de modo a controlar o movimento de todos os indivíduos que após a pena a que sejam sujeitos ou mesmo apos a detenção como suspeitos e posteriormente libertados sejam controlados num período de tempo definido por lei para que nunca mais voltem a praticaros mesmos actos.
  • Camarada Zequinha
    11 ago, 2016 Alfornelos 13:57
    Quantas casa de politicos arderam nestes incêndios ... NEEEEEENNNNNNHUUUUUUUMAAAAAAAAAaaaaaaaa ....
  • olga castro
    11 ago, 2016 vagos 11:56
    As penas só seriam revistas se as casas dos ilustres magistrados ou dos políticos ardessem. Assim, vai continuar tudo na mesma.Os selvagens continuam à solta com termo de identidade e residência. Isto é tudo uma anedota. Muita pena de quem perde os seus bens e dos pobres animais que viviam nas florestas .A pena de morte ,embora merecida não resolve, porque assim os bandidos deixariam de sofrer.Sou mais a favor de lhes ser cortada a mão que ateou o fogo. Lembrar-se-iam para o resto das suas vidas.
  • rui rodrigues
    11 ago, 2016 sintra 10:38
    Bom dia , todas estas situacoes se resolviam de uma maneira, no momento que sao apanhados era queimalos de imediato pois assim o resto desta escumalha de incendiarios pensavam 2 vezes
  • Paula Maria Ferreira
    11 ago, 2016 Porto 10:09
    Queria saber, por favor, onde assino esta petição. Quero assinar! Obrigada.
  • Chaves Alzira
    11 ago, 2016 Amora 09:06
    Sou pela petição de os incendiários terem castigo de 25 anos de prisão.Temos que acabar com a devastação deste País,por "malucos".Chega.
  • Toninho Tonecas
    10 ago, 2016 Alfornelos 16:11
    Uma coisa lhes garanto . No proximo anoTUDO SE VAI PASSAR EXACTAMENTE DA MESMA FORMA . Com a única diferença que o que já ardeu não vai arder . Este país ha quarenta anos que está doente e não tem concerto . Dito .
  • jacc
    10 ago, 2016 evora 15:50
    prisão com esta gente e não só vida de luxo na pildra zero mas ai teriamos os defensores dos direitos humanos (e não so) preocupados com as liberdades e garantias destes criminosos nunca os vejo a defender com o mesmo fervor as VITIMAS somos um povo de merda mediocre cobarde invejoso etc e de falsos moralistas Alguem teve a ousadia de dizer umas verdades sobre os ciganos e caiu o carmo e a trindade
  • VICENTE GOMES
    10 ago, 2016 PÓVOA SANTA IRIA 15:28
    A PENA A APLICAR PARA ESTES CRIMINOSOS NO MEU PONTO DE VISTA ERRA A PENA DE MORTE.
  • Alvaro Rosa
    10 ago, 2016 Lisboa 15:03
    Não entendo esta merda de autoridades! Tudo está a arder e a ser destruído, São apanhados dois miseráveis em delito flagrante e são considerados suspeitos? O que quer dizer flagrante? Este País está numa situação de miséria total, nem as autoridades existem, não seria de imediato regalos com gasolina e pegar-lhes fogo., aofim de dois anos não haveria fogos de certeza absoluta. O problema dos fogos estão em vocês senhores da autoridade. Não seria deimediato

Destaques V+