Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Detido suspeito de ter ateado fogo que lavra em Castanheira de Pera

09 ago, 2016 - 16:12

A Polícia Judiciária já identificou e deteve 24 pessoas, este ano, pela autoria do crime de incêndio florestal.

A+ / A-

Um homem foi detido hoje pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de ter ateado, na noite de segunda-feira, o incêndio florestal que está a lavrar no concelho de Castanheira de Pera.

A PJ, através da Directoria do Centro, em colaboração com a GNR de Castanheira de Pera, “procedeu à detenção de um homem pela presumível prática de um crime de incêndio florestal”, ateado na segunda-feira, anunciou aquela polícia numa nota divulgada esta terça-feira.

O suspeito terá lançado o fogo, com recurso a chama directa, pelas 23h55 de segunda-feira.

O incêndio, que se “mantém activo e ameaça uma extensa área florestal na serra da Lousã”, no município de Castanheira de Pera, distrito de Leiria, estava a ser combatido, pelas 11h40, por 111 operacionais, apoiados por 32 meios terrestres e quatro meios aéreos, de acordo com a página da Protecção Civil.

O detido, com 67 anos de idade, casado e reformado, “vai ser presente às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório” e “aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas”, refere a mesma nota.

Este ano, a PJ já identificou e deteve 24 pessoas pela autoria do crime de incêndio florestal.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • isa
    09 ago, 2016 lx 23:17
    e “aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas”, refere a mesma nota.A medida a aplicar só devia ser a Morte....lamento
  • Manuel Azevedo
    09 ago, 2016 Santo TIRSO 21:58
    Porque será que ninguém olha por si abaixo? Porque será que não sabemos falar senão de fogo posto? Será que temos assim tantos terroristas no nosso País? Claro que há alguns, mas não serve desculpa para tudo ,acho o povo Portugues ainda é tão irresponsável ,passo por tantos lados e vejo muita gente aqui e ali, com tempo que mete medo que assusta a fazer churrascadas ,assar sardinhas e, sem dar conta causam incêndios, de dia ainda os apagam ,vão se embora tantas vezes ficou uma faúlha motivo encandear nova fogueira ,depois os entendidos dizem foi de noite ,foi fogo posto ,será que foi ? prendam-se os criminosos , mas e proíba-se também as churrascadas em tempos improprios.
  • esse terrorista
    09 ago, 2016 lx 19:03
    Deve ser colocado no mato e obrigado a apagar aquilo que incendiou! A seguir deve ser preso e com pena pesada! Não merece a liberdade! Não pode haver contemplações para esta gente!
  • Rui Abreu
    09 ago, 2016 Coimbra 18:52
    O sujeito irá ser presente a um Juiz, que o irá enviar com o termo de identidade e residência.... E concerteza esta mesma pessoa será reincidente um dia mais tarde.. Não existe uma pena eficaz para estas situações, porque infelizmente, os incêndios são um negócio, onde muita gente vai buscar dividendos... Vão destruindo ainda a pouca floresta virgem existente, sim porque o resto (extensões enormes de eucaliptais), não é chamada de "floresta", mas sim de matéria prima para a industria de celulose. O que está acontecer e acontece há tantos anos é uma vergonha nacional e um crime hediondo, em que não se faz nada para alterar... Infelizmente daqui a uns anos iremos pagar gravemente pelo o que se tem vindo a passar, com consequências económicas e ambientais
  • José Portugal
    09 ago, 2016 NORTE 17:55
    Antes de mais peço encarecidamente à comunicação social deste país o favor de não publicitar escandalosamente estas catástrofes como têm vindo a faser; pois isto só aumenta o ego destes terroristas. A lei para estes crimes tem que deixar de ser a lei do faz de conta. Se for provado que o crime foi de forma propositada a pena de morte por combustão np próprio fogo ou outro ainda é muito pouco, não vale a pena paninhos quentes, estes bandidos estão a destruir a Terra. Eu neste momento estou a ver passar aviões pesados (kanader) por cima de mim para combater um fogo próximo; nas férias grandes já colaborei na localização de fogos para auxiliar os bombeiros e estes pilotos... E quando morrem amigos nossos a combater o que estes criminosos fizeram, como é? Estão a arriscar a vida... lembrem-se disso...
  • Manuel Guedes
    09 ago, 2016 Porto 17:30
    Pelo menos vai-se fazendo algum trabalho de investigação e detenções. O grande problema são os tribunais, são lavados a um juiz que em regra os manda embora...isto não entusiasma quem os apanha ! Estou completamente destroçado pelo dano que se faz á natureza, floresta,animais ,degradação da qualidade do ar e a erosão dos terrenos quando chegar o Inverno. Nunca imaginei que houvesse tanta gente ignorante e ruim neste país,as penas para incendiários deveriam ser exemplares ,mas que fossem de facto aplicadas.
  • José Saraiva
    09 ago, 2016 Viseu 16:41
    coitado..então não sabia fugir?
  • Frankie
    09 ago, 2016 Viseu 16:40
    Lá vão dentro os maluquinhos testas de ferro que se venderam por um copo de vinho e um maço de tabaco

Destaques V+