Tempo
|
A+ / A-

Galp considera “comum e aceitável” pagar viagens

04 ago, 2016 - 00:21

Petrolífera não divulgou que outros membros do Governo convidou e quantos aceitaram ir a França ver a selecção.

A+ / A-

Sobre a polémica da viagem do secretário de Estado aos jogos da selecção, a Galp recusou responder à questão da Renascença sobre quais os membros do Governo convidados para verem jogos em França e quantos desses convites tinham sido aceites.

A petrolífera diz apenas que "este tipo de iniciativas é comum e considerado aceitável no plano ético das práticas empresariais" e que o objectivo era "fomentar o espírito de união em torno da Selecção Nacional".

Já esta quarta-feira, o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, confirmou ao jornal Público que também viajou a convite da petrolífera. Ao jornal, Vasconcelos diz que "pagou um bilhete de avião" e acrescenta que "já pediu à Galp que esclareça se há despesas adicionais que, a existirem, serão devidamente reembolsadas".

A lei que proíbe os funcionários do Estado de receberem presentes, sejam de natureza patrimonial ou não, é pouco clara na definição do que é crime, que está previsto no Código Penal desde 2010. É que, depois de estipular que é indevido receber essas "vantagens" - como lhe chama a lei - diz-se que ficam de fora "as condutas socialmente adequadas e conformes aos usos e costumes".

No comunicado que enviou às redacções, Rocha Andrade escreve que aceitou o convite para assistir ao jogo de Portugal no Europeu a expensas da Galp por entender que se tratava de um quadro de "adequação social".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José
    09 ago, 2016 Sintra 22:13
    Ainda não vi sr. jornalista dizer que ía fazer um levantamento para saber que viagens é que foram pagas aos membros dos anteriores executivos. Não acredito que só haja parvos neste governo.
  • Portugues
    09 ago, 2016 Porto 19:11
    todos os portugueses precisam de férias, então caros benfeitores porque não lhes paga as férias, afinal com o que vão buscar aos bolsos dos portugueses nos combustíveis, bem lhes podem pagar as férias. Aliás umas viagens. Se é comum, eu também quero. Já agora todos os portugueses também querem. Era bom que houvesse investigações a fundo neste caso e noutros idênticos, pois a máfia não é só na Sicilia, existe em todo o lado. Abram averiguações e punam que tiverem que punir, sempre gostava de ver se alguém os tem no sitio para fazer isso. Pois é se calhar querer queriam, mas.... o tapete onde estão era retirado. Verdade e justiça sempre. E sem medo.
  • EU
    04 ago, 2016 daqui 15:15
    Já diz o ditado: "ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão". Fazer preços de combustiveis combinados? É NORMAL. Vender gasóleo simples por gasóleo aditivado? É NORMAL. Ter as mangueiras descalibradas? É NORMAL? Subornar políticos? É NORMAL. Só não é normal não dever nada a ninguém, isso é que é muito suspeito!
  • graciano
    04 ago, 2016 alemanha 13:22
    algum dia alguem viu ladroes punir ladroes eu nunca vi as leis neste pais foram feitas por ladroes para ladroes
  • Nádia
    04 ago, 2016 Leça 02:33
    É por estas coisas que depois despedem pessoas com 10 anos de casa... Vergonhoso

Destaques V+