Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ambientalistas contra praia para cães em Peniche

04 ago, 2016 - 15:52

Movimento questiona a escolha da praia do Porto da Areia do Norte, área que "não apresenta condições de segurança nem estacionamento ajustados a uma utilização mais ou menos intensiva".

A+ / A-

A Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche contestou, esta quinta-feira, a criação de uma praia para cães em Peniche, alegando risco para o património ambiental, mas a autarquia rejeita qualquer perigo.

A "preocupação” e a "posição contrária" à criação de uma praia para cães é defendida pela Arméria num comunicado onde aponta vários riscos.

Segundo o movimento, a praia do Porto da Areia do Norte, onde no sábado será inaugurada a praia para cães, encontra-se numa área que "não apresenta condições de segurança nem estacionamento ajustados a uma utilização mais ou menos intensiva".

Por outro lado, "nas proximidades existem ainda vários e relevantes vestígios históricos e arqueológicos", que a Arméria teme que fiquem em causa, apesar de o espaço se encontrar "integrado na Reserva da Biosfera das Berlengas, assim como poderá ser uma mais-valia para o corte geológico da Ponta do Trovão, também alvo de classificação por parte da UNESCO", refere o comunicado.

Na envolvente à praia, continuam a ser feitos estudos de âmbito geológico, lembra.

O movimento contesta o facto de não ter sido consultado e de desconhecer os critérios que levaram à escolha do local, demonstra estranheza pela rapidez com que decorreu o processo de criação da praia.

O presidente da Câmara de Peniche, António José Correia, contactado pela Lusa, admite não ter ouvido o movimento ambientalista sobre a criação da praia por considerar não estar em causa "qualquer tipo de degradação de valores ambientais", antes pelo contrário.

A praia "já era frequentada por pessoas com cães, sem qualquer tipo de normas", relembra o presidente.

António José Correia lembrou ainda que a zona onde se insere a praia do Porto da Areia do Norte tem em execução um plano que pretende criar zonas de estacionamento e a afixação de painéis informativos sobre a riqueza patrimonial daquele espaço. Para além de aumentar a “vigilância através de meios da autoridade marítima, acrescenta o presidente.

"Colocámos sinalética proibitiva de estacionamento junto das zonas mais sensíveis, e aguardamos a aprovação de uma outra intervenção de protecção da arriba, com a colocação de delimitadores em madeira tratada", adiantou o presidente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Gervásio
    05 ago, 2016 Lisboa 15:54
    Acho muito bem que os animais, com os devidas condições, possam acompanhar os seus donos para desfrutar o prazer. O civismo de um povo se verifica pela forma como trata os seus animais.
  • João
    05 ago, 2016 Peniche 10:30
    Que preocupações mais banais, praia para cães, não me venham dizer que os cães gostam de praia. Não se está a zelar pelos interesses dos animais, porque a água salgada faz mal aos animais e a exposição solar também não é benéfica, nem sequer para os bichinhos.
  • Bela
    04 ago, 2016 Coimbra 23:49
    Avante a poluição de todos os cantos do nosso país com o esterco de cão. Já não tenho coragem de dizer às minhas crianças que fazer chichi ou ... na rua é anti-higiénico e é prejudicial ao ambiente.
  • ze
    04 ago, 2016 lisboa 23:24
    porque não proibir bebes
  • Toninho Marreco
    04 ago, 2016 Seixal 22:31
    Um país totalmente falido mas preocupado com praias para cães . Enfim ...
  • João
    04 ago, 2016 Póvoa de Varzim 21:49
    Que raio de moda mais estúpida valorizar os cães mais do que os humanos. As pessoas estão cada vez mais egoístas e uma dedicação exagerada aos cães. Parece uma epidemia, não entendo os gastos e luxos em detrimento dos humanos...
  • Manuel Silva
    04 ago, 2016 Pombal 21:39
    Tá tudo louco, alguém se preocupou em saber se os cães gostam de praia, ou se por acaso a exposição ao sol lhes pode fazer mal e qual o tipo de óculos escuros que tem de usar para se protegerem dos raios ultra-violetas.
  • Neto
    04 ago, 2016 Braga 21:29
    Acredito que são os cães que destroem as nossas praias, os ignorantes que aqui escrevem devem ser os mesmos que deixam latas de cerveja na areia onde os filhos vão brincar, é extremamente grave ouvir um cão a ladrar num ap, é preferível sem dúvida ouvir discusoes dos mesmos ignorantes e muitas das vzs violência dentro da própria casa! Ter um cão é crime , mas estes são os mesmos que salvam vidas, orientam pessoas e ajudam os filhos dos não ignorantes a ter uma qualidade de vida melhor! Mas nada disto é relevante! Sociedade hipócrita e sem princípios é o q temos!
  • José Costa
    04 ago, 2016 Colares 21:15
    Não concordo com praias para cães. Nem oito, nem oitenta
  • Madala
    04 ago, 2016 Évora 20:47
    Oh Caminhante diz bem que eles não podem frequentar outras praias. Na podem não! Não deviam... mas os donos levam-nos e se refilamos dizem com ar estúpido: vê-se mesmo que não gosta de animais. Nem bad praias nem nos apartamentos. Será gostar de cães tê-los todo o dia fechados numa varanda exposta ao sol?

Destaques V+