Tempo
|
A+ / A-

Unidade antiterrorismo funcionará 24 horas por dia, mesmo sem aumento de ameaça

21 jul, 2016 - 16:24 • Paula Caeiro Varela

Governo reforça Unidade de Coordenação Antiterrorismo. Não há uma ameaça específica a Portugal por parte do Estado Islâmico, diz ministra.

A+ / A-

A Unidade de Coordenação Antiterrorismo (UCAT) vai funcionar em permanência e será reforçada, mas a ministra da Justiça afastou a existência de uma ameaça específica dirigida a Portugal. A regulamentação da UCAT foi aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros.

No final da reunião, Francisca Van Dunem explicou que esta unidade já funcionava, mas “informalmente”.

“Neste momento aquilo que se pretende é institucionalizar e dar corpo a uma estrutura, que prossiga essa actividade, mas de modo permanente, reforçado e com outro nível de capacitação, não só ao nível da recolha e da partilha de informação, como também ao nível do acompanhamento de execução dos vários planos que existem em matéria de combate ao terrorismo”, disse.

Na conferência de imprensa no final da reunião do Governo esteve também presente a ministra da Administração Interna. Constança Urbano de Sousa explicou que a UCAT vai passar a funcionar com uma equipa em permanência, 24 horas por dia, composta por elementos de todas as forças e serviços de segurança, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras à Polícia Judiciária, disse a ministra.

Esta decisão surge no dia em que o “Diário de Notícias” avança que o Serviço de Informações de Segurança (SIS) confirma a existência de uma menção concreta a Portugal nos planos do grupo terrorista Estado Islâmico.

Questionada pelos jornalistas, a ministra da Justiça negou, no entanto, que exista uma ameaça específica ao nosso país. "Não está propriamente em causa um eventual ataque a Portugal especificamente. Nesta altura, todos os países europeus são alvos potenciais", afirmou.

“O Governo estava já a trabalhar activamente no sentido de reforçar a capacitação das forças e serviços de segurança para esta área do terrorismo", disse Francisca Van Dunem.

O executivo sublinha que a regulamentação da Unidade de Coordenação Antiterrorismo aprovada esta quinta-feira reforça o compromisso do Governo na luta contra o terrorismo como um dos pilares essenciais da segurança nacional.

Num relatório divulgado na quarta-feira, o serviço europeu de polícia (Europol) alertou para as “repetidas ameaças” do Estado Islâmico a Portugal e Espanha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    21 jul, 2016 Berlim 21:40
    Uauu!..Pena que não sejam os hospitais a funcionar assim...
  • fr
    21 jul, 2016 portugal 21:38
    se fosse para hospitais calavam se todos, agora para a moda do terrorismo vamos lá atirar dinheiro, faz me lembrar os estados unidos, para guerra há, para saúde não
  • J
    21 jul, 2016 lisboa 21:09
    oh. que medo
  • Ze Fala Barato
    21 jul, 2016 Braga 19:42
    Unidade de Coordenação Antiterrorismo??Onde ?Lisboa ?Terao que viajar a velocidade da luz se houver problemas em outras cidades.Se paises muitissomo melhor treinados e equipados que portugal pouco ou nada conseguem fazer.....Bem sendo assim deve ser para aumentar algums salarios por ai e dessa maneira o povo vai passar mais fome e ja não precisa de ser morto por ninguem..sempre o mesmo filme!
  • Eduardo
    21 jul, 2016 Almada 18:50
    Mas qual unidade antiterrorismo? Esperemos que os terroristas não se lembrem que Portugal existe, porque bastava uma explosãosita no aeroporto de Lisboa para Portugal ficar à mercê, ficar nas mãos desses terroristas. Em Portugal continua a haver duas realidades: Nos dossiers, nos gabinetes, nas reuniões com ar condicionado, nos papéis bate tudo certinho. Depois existe a realidade no terreno, que é o oposto da anterior. Deixem-se de lérias com "estamos preparados, temos a fase Charlie, a fase Jaquim..." Repito, esperemos que os terroristas não se lembrem de Portugal.
  • Zé Povinho
    21 jul, 2016 Lisboa 18:27
    A melhor forma de combater o terrorismo é fechar as fronteiras. Quando elas existiam, até as crianças brincavam sozinhas nas ruas e em segurança!
  • Mesquita
    21 jul, 2016 porto 17:09
    com as calças do meu pai so grande homem foi noticia hoje na net uma noticia que os islâmicos diz que Portugal e Espanha. tao na mira ahahahahahahh Portugal essa ministra tem e as costas quente enfim so filmes

Destaques V+