Tempo
|
A+ / A-

Marcelo sobre episódio da bandeira do Estado Islâmico: Constituição permite “criatividade”

01 jul, 2016 - 14:51

O deputado do PTP no Parlamento da Madeira desfraldou esta sexta-feira uma bandeira utilizada pelo Estado Islâmico. Marcelo recusou condenar o acto de “criatividade”.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta sexta-feira a Constituição, que permite a diversidade de opiniões e a “criatividade” de manifestações como a protagonizada por José Manuel Coelho, deputado do PTP no Parlamento da Madeira.

“Este parlamento [da Madeira] é porventura o mais plural, mais diversificado do ponto de vista de opiniões em Portugal. Ainda mais que o parlamento nacional, mais que o parlamento regional açoriano”, declarou o chefe de Estado no Funchal, no segundo de três dias de visita oficial à região.

Marcelo falava aos jornalistas num almoço na Quinta Vigia, residência oficial do presidente do Governo regional da Madeira, depois de o deputado do PTP na Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Coelho, ter desfraldado de manhã uma bandeira utilizada pelo autoproclamado Estado Islâmico na sessão solene do Dia da Região e das Comunidades.

“Quando votei a Constituição em 1976, votei uma Constituição para ser aberta e ecuménica, [e com] as manifestações mais criativas. Portanto, a nossa democracia tem acompanhado essa criatividade, o que quer dizer que valeu a pena votar a Constituição”, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa.

O deputado do PTP declarou na sessão desta sexta-feira que a “autonomia foi tomada de assalto pelo PSD num longo reinado de 37 anos: foram anos de muitas obras públicas, mas também de muita corrupção”.

José Manuel Coelho considerou, por outro lado, que a justiça na Madeira “é uma farsa e não há liberdade de expressão”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    01 jul, 2016 22:51
    Ó Sr Presidente, não se deixe ir na geringonça! Quem exibir símbolos que apelam a grupos terroristas está a cometer um crime! Ah, já me esquecia, os deputados têm imunidade... Pois é, a Lei não é igual para todos. É a virtude das democracias! P.S. Deixai-vos andar... que andais lindos...
  • Paulo
    01 jul, 2016 São Domingos de Rana 20:01
    Penso que aquela atitude não é uma criatividade, é sim um apelo a um grupo terrorista. Isto é terrorismo...
  • Hugo
    01 jul, 2016 Viana do Castelo 19:11
    Esse deputado é de facto um puro Imbecil. A comunicação social se deixar de dar importância a esse senhor a imbecilidade dele para!
  • fr
    01 jul, 2016 portugal 18:53
    O pessoal fica chocado, mas é só com o que vê na televisão, se acordassem para a realidade e soubessem o que vai nas urgências e como vai o sistema e o país em geral deixavam de dar importãncia ao estado islamico e ao futebol...
  • jose antonio
    01 jul, 2016 porto 18:11
    Acho sinceramente que os Portugueses já estão a aguentar demais as palhaçadas deste individuo.Havera quem goste disto mas francamente já mete nojo. Afinal trata-se de um deputado ou de algum atrasado mental?
  • sergio
    01 jul, 2016 S.Paulo 17:31
    Tudo tem limites e esse senhor José M. Coelho devia ter vergonha. Mostrar uma bandeira que simboliza criminosos que tanto mal tem feito à humanidade é mesmo de muito mau gosto
  • Manuel Silva
    01 jul, 2016 Pombal 17:31
    Este homem que tem problemas sérios com a Justiça e com alguns operadores judiciários, que se permite ofende-los de toda a forma e feitio, arroga-se e tem o direito de se manifestar desta forma. Será ele que tem de ser responsabilizado ou quem o elegeu, bem a ele e a outros.
  • ISIDORO FOITO
    01 jul, 2016 elvas 16:59
    eu sou votante de esquerda , mas por favor prendam esse doido ou expulsem-no da politica , homens desses só servem para receber o ordenado no final do mês e nada fazem de produtivo pelo pais , esse homem está louco
  • Afonso
    01 jul, 2016 Lisboa 15:52
    A Constituição permite é demasiadas "criatividades",basta olhar bem para tudo o que tem acontecido nos últimos 40 anos.

Destaques V+