Tempo
|
A+ / A-

Mais turistas em Portugal? A culpa é também do medo do terrorismo

25 mai, 2016 - 15:24

Reservas por parte de turistas britânicos aumentaram 29%. Riscos na Tunísia e no Egipto estão a desviar viajantes.

A+ / A-

Os turistas britânicos estão a virar-se para Espanha, Portugal e Chipre para passar as férias de Verão devido ao risco de terrorismo no Egipto e na Tunísia, segundo dados da associação de agências de viagens britânica (ABTA).

Segundo a ABTA, as reservas para Portugal estão em alta, mais 29% do que no Verão de 2015, e as que têm como destino Espanha e Chipre subiram 26% e 18%, respectivamente.

Itália e Malta, com aumentos de 12% e 5%, e em menor medida a França, com um acréscimo de 1%, também estão a ser beneficiadas com um aumento das reservas.

"Uma queda das reservas para destinos tradicionalmente muito populares que são a Tunísia e o Egipto, depois dos ataques terroristas e a alteração das recomendações de deslocações do Ministério dos Negócios Estrangeiros, deu lugar a um aumento da popularidade do Mediterrâneo ocidental em particular", indica a ABTA.

A associação sublinha que ainda "há disponibilidade na Grécia" e que uma "queda geral do número de visitantes na Turquia também a torna numa opção" para os turistas que ainda não reservaram as férias.

A Tunísia foi alvo de dois ataques terroristas no ano passado, designadamente no museu do Bardo em Tunes em Março (22 mortos) e num hotel de Sousse em Junho (38 mortos, incluindo 30 britânicos).

No Egipto, na sequência do desastre do Airbus A321 da companhia russa Metrojet no final de Outubro (224 mortos) reivindicado pela organização jihadista Estado Islâmico (EI), todos os voos a partir do Reino Unido com destino à estação balnear do Mar Vermelho, Sharm el-Sheikh, foram suspensos.

A Turquia também foi alvo nos últimos meses de uma inédita série de ataques atribuídos aos jihadistas, como o que matou 12 turistas alemães em Janeiro em Istambul, ou aliados à retomada do conflito curdo.

Em 2015, o primeiro destino para os turistas britânicos foi Espanha, seguida por França, Estados Unidos, Itália e Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Afonso
    25 mai, 2016 Lisboa 22:04
    Mas esperem um pouco que os "socialistas"(Costa no Governo e o Medina na Camara) já estão a tratar do futuro dos turistas cá(e do nosso futuro)com a promoção de mais mesquitas e refugiados/migrantes muçulmanos(à imagem do que a França e a Bélgica fizeram há alguns anos com os resultados que agora conhecemos).
  • Junior
    25 mai, 2016 Porto 18:32
    Concordo mas acho que o crescimento em Portugal vai para alem disso! Há que lembrar que até pouco tempo atrás Portugal em turismo era Algarve, Lisboa e Madeira! Hoje começa a haver procura por várias regiões novas como Norte Portugal, Alentejo, Açores, etc. Nós temos um dos países mais interessantes do mundo em termos turísticos devido a sua variedade (Natureza, Termas, Cidades Históricas, Turismo radical, etc.) que tem sido mal aproveitado e podemos ganhar muito com isso! Os outros sempre ganharam e nós não apenas por desleixo, não temos agora por sorte, mas porque finalmente os Portugueses estão a acordar! E ainda não fizemos nem metade do que podemos!
  • Helder
    25 mai, 2016 Lisboa 18:10
    Mas haverá alguém que pense diferente Não é pela qualidade do nosso turismo mas pelo medo do terrorismo e na América do Sul devido ao Zica mas os oportunistas do turismo que saquem enquanto é tempo porque esta afluência de turistas têm os dias contados
  • Bruno Costa
    25 mai, 2016 Lisboa 17:56
    Nunca esquecer esta regra muito básica de economia. A riqueza não se cria, simplesmente transfere-se e passa de mãos e mãos. A única excepção a isto é o efeito multiplicador da banca e o dinheiro virtualmente criado pelos créditos concedidos. No caso do turismo em Portugal, estamos em maré de sorte com o infortúnio de outros. Nada mais simples de explicar. Mas desde que assim o seja, vamos lá aproveitar enquanto dura. Pelo menos ganhamos em mais profissionalismo e estruturas turísticas, para não falar do aumento das nossas exportações e redução do défice.
  • RIB
    25 mai, 2016 PORTO 17:15
    Portugal está a viver o seu melhor momento turístico, é uma verdade! Já se sabe que os turistas é que trazem turistas e, então, se o país, região ou cidade for moda então nem se fala. Ainda bem para Portugal. No entanto, gostava de acrescentar que os portugueses à semelhança dos "pão quente", frutaria, cabeleireiros, etc., por onde vai um vão logo dezenas. Estamos a apostar tudo no turismo e, um dia, se as rotas mudarem lá se vai tudo por água abaixo. Cuidado e toca a diversificar...
  • JP
    25 mai, 2016 Lisboa 16:31
    Em resumo. A coisa está preta para os lados da Cristas e do Passos. Com este aumento de fluxo turístico o desemprego arrisca-se a diminuir, é pena ser sazonal, e as contas publicas podem melhorar devido ao abaixamento do IVA na restauração. Conclusão: Vamos ver quem tinha e tem razão nas medidas tomadas. Em gestão a isto chamasse VISÃO ESTRATÉGICA que não passa só pelo corte cego nos rendimentos de algumas pessoas que todos sabemos quem foram.
  • Anonimo
    25 mai, 2016 Porto 16:10
    Adoro a imprensa incentivadora do terrorismo. Os terroristas alimentam-se de mediatismo... mas o que a imprensa quer é audiencia... Explosoes em directo... mortos em directo... Confessem... voces adoram um bom atentado para estarem 24 horas em loop a mostrar as mesmas desgraças com o povo todo colado ao ecran certo??? Inteligencia senhores jornalistas... por favor....
  • joao
    25 mai, 2016 lisboa 16:09
    Ora aqui esta uma noticia de merda, quer dizer que o nosso Pais não presta!!!!! so vêm porque não têm alternativa de segurança, tenham vergonha e publiquem coisas boas e serias, toda a gente gosta de Portugal menos alguns jornaleiros da treta

Destaques V+