Tempo
|
A+ / A-

Colégios. Famílias vão ao Parlamento manifestar-se contra cortes

20 mai, 2016 - 17:22

Movimento Defesa da Escola Ponto diz que as medidas compensatórias propostas pelo Governo são “fumaça” para a opinião pública e que as alterações serão catastróficas.

A+ / A-

O Movimento Defesa da Escola Ponto anunciou esta sexta-feira a realização de uma manifestação nacional de protesto contra as medidas tomadas pela tutela relativamente aos colégios com contrato de associação.

Marcada para domingo, 29 de Maio, em frente à Assembleia da República, será, segundo o movimento, um dos maiores protestos de sempre em defesa do direito à liberdade de escolha dos portugueses.

Em conferência de imprensa, em Fátima, o porta-voz do movimento, Manuel Bento, disse que ainda nenhuma escola privada foi informada pelo Ministério da Educação sobre as turmas que não vão poder abrir e lamentou a falta de comunicação do ministério.

“Até agora não temos qualquer conhecimento, nem nos foi dito que tal se iria fazer esta semana”, afirmou, lamentando o facto de as escolas terem sido informadas pela comunicação social de que haveria 39 escolas que não iriam abrir turmas no 5.º, 7.º e 10.º anos e que haveria mais 19 escolas que teriam cortes.

Acusando o Governo de um "atentado" à liberdade de escolha das famílias", Manuel Bento disse que todas as medidas compensatórias propostas pelo Ministério são “fumaça” para a opinião pública e que as consequências das alterações serão catastróficas com a destruição de 50% das escolas com contrato de associação.

De acordo com Manuel Bento, o movimento representa 45 mil famílias e conta “seguramente ter pelo menos 50% das famílias nessa manifestação” numa “escala provavelmente nunca conseguida neste país”.

Além da manifestação marcada para dia 29, as escolas com contrato de associação vão continuar a promover iniciativas de protesto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Manuel
    26 mai, 2016 Feijó 15:59
    O problema desta " gente " é juntar as suas criancinhas á RALÉ. É simples. Naquelas manifs dos amarelos, por acaso viram algum pretinho, ciganinho ou monhezinho ? Nã. Tudo raça ariana, branquinhos .
  • Carlos Dias
    26 mai, 2016 Almada 15:53
    " José Morgado " Não envie a fatura para o Ministério da Educação. Envie sim a fatura para sua casa, pague-a de seu bolso !! Deixe-se de MAMA .
  • jose morgado
    26 mai, 2016 Moita 10:19
    O meu filho disse-me que tambem já escolheu quer ir para o colegio particular já quem o veem buscar a casa e leva-lo têm piscina tem visitas de estudo e têm quase sempre melhores notas e entram sempre nos cursos que querem. E eu disse-lhe filho estás a crescer e já sabes o que queres vais para o colégio já enviei a fatura para o ministério, liberdade de esolha já. vou perguntar ao ministerio da educação se a antiga escola do meu filho pode ser ocupado pela associação de condominos já que vai ficar sem alunos
  • Pedro
    23 mai, 2016 Beja 11:36
    Vão mas é ganhar vergonha na cara. Querem escolinha privada? Paguem-na vocês. Os meus impostos servem para a escola pública, não para dar lucros a privados.
  • Tristao Soares
    21 mai, 2016 Loures 18:11
    Se não ha verbas públicas se as finanças Portuguesas passam pr dificidadedes, porque o estado terá que suportar este encargo que afinal so diz respeito a quem opta por ter os filhos no privado, podendo os ter no público ? Se realmente escolherem assim no ensino privado tem toda a liberdade de escolha, mas assumam com os encargos que só a vos' dizem respeito.
  • Firmino Barbosa
    21 mai, 2016 Porto 13:29
    Eu também cria a sorte grande; mas só me sai a terminação! Não pode a cadela com tantos cachorros.
  • José
    21 mai, 2016 Braga 11:17
    Disto só há uma palavra a dizer...PALHAÇADA… Haja paciência. Pelos visto “O Movimento Defesa da Escola Ponto anunciou esta sexta-feira a realização de uma manifestação nacional de protesto”… Então, eu sugiro que "O Movimento em Favor da Escola Publica" também saía à rua...E desta forma, ficaremos a saber, de que lado está a maioria da população portuguesa...Para todos aqueles, que pesam, que esta situação se deve, ao Srº Mario Nogueira e a FENPROF , ficaram totalmente elucidados, que a maioria da população, é contra estes contratos, e que eu saiba não são todos filiados da FENPROF. A cegueira partidária, não nos deve deixar de ver a realidade...
  • José
    21 mai, 2016 Braga 10:52
    É preciso ter lata, Muito se tem falado sobre o argumento “liberdade de escolha”... Então, eu pergunto, os alunos que frequentam a escola publica, por ventura, alguma vez lhes foi perguntado, se queriam frequentar aquela escola... Ou então, a um doente que está sentado horas, num hospital publico a espera de uma consulta... Ou a um cidadão, que vive numa zona rural, onde fecharam o centro de saúde,o posto de correios ou o tribunal...alguma vez, lhe foi perguntado se concorda com tal situação... Cidadão este, que não possui carta de condução, nem sequer é beneficiado por uma rede de transporte diária, e a sua fraca reforma, depois de uma vida inteira de trabalho, e de pois de pagas todas as contribuições ao estado, não dá para pagar um táxi... Ou daquelas pessoas, que viram as suas poupanças de uma vida de trabalho árduo,serem arrastadas por um furacão de contornos apocalípticos e de difícil descodificação... Então eu pergunto, onde está a liberdade de escolha desta gente Humilde... A espécie Humana é tão perversa, defendemos com força de Golias os “nossos direitos”, que mal vemos as injustiças que paira há nossa volta...Não podemos esquecer que Portugal apesar de pequeno é imenso no que diz respeito ás desigualdades sociais…
  • José
    21 mai, 2016 Braga 10:46
    Bom dia, Pelos vistos, havia oferta na rede publica, sim porque as vagas não apareceram por milagre, da noite para o dia...Logo a Srª Secretaria de Estado Adjunta, tinha toda a razão, pelo vistos a rede estava mesmo SUB-DIMENSIONADA...Daqui se conclui que o antigo primeiros ministro, Srº Passos Coelho com a conivência do CDS, não tinha necessidade de assinar 79 contratos de associação…Aconselho vivamente a verem o programa do CANAL 1 “sexta às nove do dia 20 de maio”,e ficaram com todas as dúvidas esclarecidas...Só para terem uma ideia, só o grupo GPS que possuem um conjunto de colégios com contrato de associação com o estado, receberam só no ano passado 22milhões de Euros do Orçamento do Estado que somo todos nós... Nos meandros da educação, ainda há muito para esclarecer, até porque nesta área do Estado Democrático, existem muitos esqueletos guardados no armário, muitos deles fechados a sete chaves… Muito de tem falado, no argumento “liberdade de escolha”... Então, eu pergunto, os alunos que frequentam a escola publica, por ventura, alguma vez lhes foi perguntado, se queriam frequentar aquela escola... Depois disto surge a pergunta!!! Afinal de que é que esta gente se está a queixar… que já me esquecia... UMA PALHAÇADA…
  • coco
    21 mai, 2016 coco 00:26
    Se querem colégio paguem.

Destaques V+