Tempo
|
A+ / A-

Sindicato dos Magistrados quer curso excepcional para formar procuradores

17 mai, 2016 - 07:54

Está em curso a recolha de assinaturas para uma petição com vista a colmatar a escassez de profissionais. António Ventinhas, presidente do sindicato, encontra-se esta tarde com o Presidente da República.

A+ / A-

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público pede a abertura de um curso excepcional para procuradores e classifica o pedido de urgente. Em causa, a grave carência de efectivos.

“Carência essa que resulta, desde logo, da nova organização do mapa judiciário, que exige um número maior de magistrados para fazer face à especialização, mas também é o facto de, nos últimos anos, não terem aberto cursos de formação no Centro de Estudos Judiciários ou os cursos de formação terem um número reduzido de magistrados”, aponta à Renascença o presidente do sindicato, António Ventinhas.

“Essas duas circunstâncias, aliadas a um número elevado de reformas, que já se verificaram e que se prevê que ainda venham a ocorrer nos próximos anos, levam a que a situação seja extremamente grave”, reforça.

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público é recebido esta terça-feira pelo Presidente da República e foi também lançada uma recolha de assinaturas para uma petição a ser entregue à ministra da Justiça, com vista à abertura de um curso excepcional, por forma a se superar minimamente a gravíssima carência de efectivos.

"Onde está o equilíbrio de armas quando existem processos de grande dimensão e complexidade e o quadro de magistrados não permite uma preparação aprofundada e célere dos processos, sendo certo que alguns arguidos têm equipas de advogados em dedicação exclusiva?", questiona o sindicato no comunicado enviado na segunda-feira.

"Se o Estado quer exercer condignamente a acção penal, tem de proporcionar condições para que possa existir igualdade entre a acusação e a defesa e para garantir a realização da justiça", defende-se ainda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+