Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cristas pergunta: "Se uma escola é melhor", porque não deve ser financiada?

16 mai, 2016 - 13:29

Líder do CDS visitou colégio de Coimbra, concelho que a Fenprof dá como exemplo de desperdício de dinheiro público.

A+ / A-

Veja também:


A líder do CDS-PP sugeriu esta segunda-feira em Coimbra que o critério para financiamento das escolas não deve passar pelo proprietário das mesmas, mas pela escolha dos pais, custos, qualidade e resultados do estabelecimento.

"Se uma escola é melhor, se tem melhores resultados, se os pais a preferem e se não é mais caro que uma escola estatal porque é que não há-de ser essa turma nessa escola que deve prosseguir?", questionou Assunção Cristas, que falava aos jornalistas à margem de uma visita ao Colégio Apostólico da Imaculada Conceição (CAIC), em Coimbra.

Com "o problema da natalidade" a criar uma falta de crianças "para encher as escolas", será necessário perceber o que se quer. "Se queremos olhar para a escolha dos pais, para a preferência dos pais, para a qualidade do ensino, olhar para os custos, certamente, ou se queremos olhar simplesmente para o dono da escola", afirmou.

"O Estado deve intervir menos, dar mais liberdade à escola, independentemente de ser do sector estatal ou não", defendeu, negando que haja alguma incoerência entre a posição que o CDS defende para a economia (menor peso do Estado) e a manutenção do financiamento público de escolas privadas.

A líder centrista sublinhou que a liberdade deve estar presente não apenas na definição dos projectos educativos de cada escola, mas também no momento em que os pais fazem a escolha do estabelecimento de ensino em que querem ter o seu filho.

Assunção Cristas voltou a criticar a posição do PS, "capturado claramente por uma agenda das esquerdas mais radicais", que defendem que "deve ir tudo para a escola estatal e as outras só devem aparecer quando não há oferta ou possibilidade de acomodar as crianças na escola estatal".

"Se nós olharmos para o histórico do Partido Socialista e de ministros de governos socialistas nesta matéria, acho que não estarei a fugir à verdade se disser que [o PS] certamente teria uma posição diferente", considerou.

Para a líder do CDS-PP, é necessário alterar "o despacho normativo" que revê os contratos de associação com estabelecimentos de ensino privado e cooperativo, considerando que esse mesmo documento "põe em causa o cumprimento dos contratos, como foram definidos para os três anos".

Segundo Assunção Cristas, questões como a área geográfica, a continuidade entre ciclos de ensino e os alunos com necessidades educativas especiais são alguns dos aspectos que terão de ser revistos para se garantir um "cabal cumprimento do acordo que foi feito".

A dirigente do CDS visitou esta manhã o CAIC de Coimbra, um dos colégios de Coimbra com contrato de associação.

Segundo a Federação Nacional de Professores (Fenprof), Coimbra é um dos concelhos com maior desperdício de dinheiro público com contratos de associação no ensino particular e cooperativo.

De acordo com um estudo do docente António Rochete, da Universidade de Coimbra, citado pela Fenprof, 80% dos contratos de associação existentes no concelho não seriam necessários face à capacidade de oferta da escola pública.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Dias
    26 mai, 2016 Feijó 18:47
    Olhe rica, acho graça a sua opinião. Andou quatro anos e meio debaixo das saias de seu querido líder . O seu segundo querido líder, o Paulinho das feiras, nem queria ouvir falar sobre tal. Ambos, PPD/PSD/CDS/PP, andaram anos a financiar estas " escolas " seus amigos/as dos Partidos, os/as tais das almoçaradas e jantaradas no Pontal. Rica, a Teta da Vaca secou, lembre-se disso . Certamente que a rica deve ter as suas crias nos colégios mais que privados, mas certamente paga-a . Correto ? Aqui passa-se a mesma coisa rica, quem quer PRIVADOS paga-os de seu bolso, certo RICA ? Deixe-se de tretas, andou no Parlamento quatro anos e meio, e o que fez ? Nadia de nadia.
  • Paulo Costa
    16 mai, 2016 S. João da Madeira 20:05
    Resposta a Conceição Cristas, ... uma escolha melhor ? como chegar a esse pensamento ? Melhor porque as notas são mais elevadas, mas depois concluiu-se que são notas particulares para "rankings" duvidosos... e depois "esbarram" na Universidade ? Melhor porque as instalações são melhor decoradas, com dinheiros publicos ? Ou melhores porque simplesmente são privadas e são para ganhar dinheiro ?
  • José Matos
    16 mai, 2016 Faro 19:26
    Cara Sra: Concordo desde que dêem também 80.500 Euros ás Escolas Publicas...... por turma.... Pessoalmente o meu filho anda em Colégio particular, mas quem paga sou eu...Tentei na devida altura que fosse colocado num colégio "associação", mas aí só com "cunha", e portanto ficou de parte. Nota: A minha mulher é Professora do Publico.........
  • Manel Fernandes
    16 mai, 2016 Alverca 18:37
    Não sra Deputada, queremos todos menos Estado, e os recursos que sobrarem aplicados em beneficio de todos !
  • Augusto
    16 mai, 2016 Lisboa 18:34
    Sra. D. Assunção Cristas , a Constituição da República da Portuguesa, define entre outras coisas , que o ESTADO, deve garantir o ensino para todos , na ESCOLA PUBLICA, ensino de qualidade que não discrimine ninguém. Pode discordar deste preceito, pode até defender que há alunos que merecem estudar e outros devem ir cavar batatas, é o seu direito, o meu é exigir-lhe que cumpra o que está escrito no nosso texto fundamental, ou então tenha a coragem de defender a revisão da constituição, e ao mesmo tempo defender que há famílias de primeira e de segunda, alunos de primeira e de segunda, e já agora colégios privados de primeira, os dos seus amigos, e de segunda aqueles que não recebem nem querem qualquer apoio do Estado.
  • João Semana
    16 mai, 2016 porto 18:32
    Cristas pergunta: "Se uma escola é melhor", porque não deve ser financiada? Porque eu pura e simplesmente não tenho que financiar duas vezes a educação dos Outros. Os meus filhos andaram numa escola do estado porque na região onde estou não há vigários que se aproveitaram das associações com o estado. para haver escolas boas para os filhos de BOAS Familias....tem de haver no pais todo e não só para os amigos
  • RIB
    16 mai, 2016 PORTO 18:19
    Para esta senhora o que conta é a demagogia. Há que sacar votos e enganar o povo. Então para que serve a escola pública? Baixa política.
  • joão
    16 mai, 2016 Lisboa 17:51
    Que pergunta mais descabida! É sinistro a "aflição" dessa direita com os interesses dos colégios privados, não se preocupam com a gravidade do sistema de saúde, onde há pessoas a morrer sem assitência e a esperar meses e anos por uma consulta urgente, hospitais a funcionar mal e sobrelotados, com os biliões que gastaram em submarinos inúteis que davam para construir 50 hospitais principais compelatemente equipados e para contratar muitos médicos mesmo estrangeiros! É inaceitável e imoral pensar-se em financiar os negócios privados dos colégios, quando ainda por cima milhares de escolas públicas estão sem condições! Quem quer privado que pague, não têm que ser os contribuintes! Essa de "serem melhores" não tem fundamento nenhum! Alguns colégios são "melhores" porque escolhem os alunos e os com alto nível de vida! Mas há muitos que nem deviam estar abertos, pois têm muitas falhas até de segurança, como já foi noticado no caso das Caldas da rainha!
  • Salazar
    16 mai, 2016 lx 17:44
    Que demagogia a desta fulana. Se alguma é melhor é porque recebeu apoios públicos em detrimento da escola pública. Esta fulana nem parece que andou numa universidade pública. Foi conivente com todos os medíocres de privadas, como o Portas, Passos e outros, que não tendo mérito para entra nas públicas compraram cursos nas privadas. Está à vista o resultado. E ao contrário do que diz, são todas muito piores do que a pública.
  • AC
    16 mai, 2016 Lx. 17:43
    A sra . Dra. Cristas devia perguntar: porque não se põe a escola pública com o mesmo nível do colégio privado? mas dá para entender: quatro filhinhos, não é verdade? Todos vão para o privado, certo? Se for um privado subsidiado pelo estado, dá jeito não? De resto, a direita não gosta do estado, excepto quando é para pagar subsídios, ou tapar os buracos do banca...

Destaques V+