Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ana del Pino

Defesa da vida ”é uma questão de justiça social e não de moral sexual"

14 mai, 2016 - 13:33

Representante da federação europeia “One of Us” falou na abertura do segundo dia do congresso da Federação Portuguesa pela Vida que termina este sábado em Lisboa.

A+ / A-

Numa altura em que varias sociedades atravessam períodos conturbados, Ana del Pino, secretária-geral da federação europeia “One of Us”, que defende os valores da vida, considera que é urgente que as organizações se juntem para marcar presença nos debates políticos e culturais sobre práticas que atentam contra a vida.

“O debate está dentro de um debate de carácter mais amplo, que, todos percebemos, é de carácter cultural e que é um debate que vivemos hoje e que vamos viver nos próximos tempos. Todos estamos conscientes disto. É verdade que vivemos um momento histórico muito conflituoso e de muita dificuldade para a nossa sociedade. Há alturas em que lhe falta uma grande dose de serenidade, de equilíbrio e de humanidade”, considera.

É preciso criar e consolidar uma corrente de opinião em defesa da vida, defende Ana del Pino sublinha que matérias como o aborto, eutanásia e até a maternidade de substituição têm sido abordadas de forma errada, porque não se trata de uma matéria privada ou de lei, mas sim da própria democracia.

“Quando falamos do direito à vida, não estamos a falar de um direito que afecta a moral privada, não estamos a falar de uma questão que afecta os direitos e as liberdades públicas, constitucionalmente reconhecidos; estamos a falar de uma questão que afecta a própria essência da democracia”, afirma ainda Ana de Pino.

“Estamos a falar do cimento fundamental sobre o qual se deve sustentar qualquer democracia, que é a defesa da vida humana. Estamos aqui para afirmar que defender o direito à vida do nascituro, do idoso, do incapacitado, do doente, é uma verdade que faz parte do cimento fundamental de qualquer democracia.

”É uma questão de justiça social e não de moral sexual, como nos pretendem fazer crer”, declara a secretária-geral da federaçao europeia “One of Us”.

Ana del Pino falou na abertura do segundo dia do congresso da Federação Portuguesa pela Vida que termina este sábado em Lisboa. O encontro tem o intuito de fazer uma reflexão sobre o valor da vida e as mais recentes políticas levadas a cabo por Portugal e pela Europa.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+