Tempo
|
A+ / A-

Antigo ministro do Ambiente vai explicar concessão de petróleo no Algarve

20 abr, 2016 - 19:51

O contrato para a prospecção e pesquisa de petróleo nas áreas de Aljezur e Tavira, entre o Estado e a Portfuel, do empresário Sousa Cintra, foi assinado a 25 de Setembro de 2015.

A+ / A-

Veja também:


O ex-ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e Energia Jorge Moreira da Silva vai explicar a atribuição da concessão de petróleo e gás natural no Algarve, na sequência de um requerimento do Bloco de Esquerda (BE).

O requerimento apresentado pelo grupo parlamentar do BE para audição do ex-ministro na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação foi aprovado por unanimidade.

O contrato para a prospecção e pesquisa de petróleo nas áreas de Aljezur e Tavira, entre o Estado e a Portfuel, do empresário Sousa Cintra, foi assinado a 25 de Setembro de 2015.

A prospecção e exploração de gás natural e petróleo no Algarve tem suscitado a contestação de autarcas, empresários, associações ambientalistas e de defesa do património, que criticam o Estado por ter assinado contratos com consórcios para estes projectos sem informar população e decisores locais e sem realizar estudos de impacto ambiental.

Em fase mais adiantada, também no Algarve, encontra-se a prospecção do consórcio Partex/Repsol, que pretende avançar com a perfuração do primeiro poço, a cerca de 40 a 50 quilómetros da costa, em frente a Faro, em Outubro.

O concurso para a atribuição da concessão 'offshore' (alto mar) do consórcio Partex/Repsol data de 2001, mas o contrato só foi assinado em 2011.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    21 abr, 2016 Lisboa 09:42
    Será que nas próximas autarquicas a PaFalhada Laranjoca vai contar com o voto dos Alagarvéus?

Destaques V+