Tempo
|
A+ / A-

“Superpolícia” admite reforço de segurança após mensagem do Estado Islâmico

31 mar, 2016 - 20:48

Helena Fazenda garante que “foram tomadas as medidas de reforço e articulação entre as forças de segurança".

A+ / A-

A secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda, admite um reforço das medidas de segurança na sequência de uma mensagem do grupo extremista Estado Islâmico com referência a Portugal.

"A situação foi conhecida e foram tomadas as medidas de reforço e articulação entre as forças de segurança", disse à Lusa Helena Fazenda quando questionada sobre a notícia avançada pelo “Expresso” que dá conta de que o autoproclamado Estado Islâmico divulgou uma mensagem com referências a Portugal e à Hungria.

"Hoje Bruxelas e o aeroporto belga, amanhã talvez Portugal ou Hungria", refere a mensagem divulgada pelo jornal.

Perante a missiva dos terroristas, a secretária-geral do Sistema de Segurança Interna referiu que "foram tomadas as medidas de reforço que tinham que ser tomadas, incluindo nos aeroportos, no contexto do que foi publicitado [mensagem], havendo uma articulação de todos as forças e serviços de segurança, incluindo os serviços de informações".

Questionada sobre a veracidade da alegada mensagem dos jihadistas, Helena Fazenda não se quis pronunciar.

Contactado pela Renascença, o Ministério da Administração Interna sublinha que as "autoridades portuguesas estão atentas a esta informação", como todas as outras que façam referência a Portugal ou a cidadãos portugueses.

Fonte das forças e serviços de segurança portugueses adiantou à agência Lusa que, após o conhecimento da mensagem, houve um reforço das medidas de vigilância nos aeroportos portugueses, apesar do nível de alerta se manter inalterado (moderado).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • tuga
    01 abr, 2016 lisboa 14:27
    onde habito há milhares de gajos de saias, gajos com trapos enrolados à cabeça, montes de trapos de burka, qual é a segurança?? quem são??? de onde veem?? são terroristas???? que fazem em Portugal estas culturas a vender contratos de trabalho??? a Camara Municipal de Lisboa deu milhões dos nossos impostos taxas e taxinhas para os muçulmanos construírem uma mesquita!! isto contribui para a nossa segurança??? num transporte entra um monte de trapos de burka, um gajo de saias, um gajo de trapos enrolados à cabeça!! onde se pode verificar se é terrorista??? trás uma bomba??? medo trás de certeza!!! isto é tudo uma palhaçada, o povo indefeso a que paga a este lixo com os nossos impostos e sujeita-se a levar com uma bomba na cabeça!!!
  • tmg
    01 abr, 2016 Lisboa 08:50
    Não é, nunca foi, nem há-de vir a ser.
  • CarregaNoBotãoJá
    01 abr, 2016 Portugal 04:38
    Com radicais só se resolve com tratamentos radicais. Deem uso aos arsenais potentes que estão a apodrecer algures... Estou farto da europa politicamente correta. Em muitos casos não se resolve assim.
  • SANTOS
    01 abr, 2016 Seixal 03:14
    Bombistas ali , bombistas acolá, e em Portugal nada,não pode ser, nós também somos gente, e vai daí haver alguém que lembre, que esta situação não pode continuar. O sr Alberto Queirós é que tem razão.
  • henrique silva
    01 abr, 2016 setubal 02:39
    HAHAHAHAHAHA.Estamos bem entregues.Admite reforço porque o estado islamico diz que podemos ser um alvo?Cambada de incompetentes.Desde que o estado islamico manisfestou intençôes contra a europa.ou seja 5 ou 6 anos atrás que esse reforço devia existir assim como um maior controlo sobre estrangeiros e um maior investimento nos serviços de informação e nas forças de segurança.É o costume, sempre com as calças na mão,depois de casa arrombada......e depois a responsavel D.Helena Fazenda sabe o quê?Esteve no Kosovo no afeganistão ou tirou um curso e ouviu falar?1º os meios para actuar e depois por favor arranjem alguem com um minimo de esperiencia no assunto, homem ou mulher.Mas civis ou politicos, tenham paciencia mas não há paxorra,há cargos com este da segurança interna que não é para meter os conhecidos mas para meter lá quem sabe da poda!
  • Alberto
    01 abr, 2016 Setubal 02:19
    Este problema tem de ser tratado de vez é no terreno Islâmico! Aqui não estamos preparados para lidar com o inesperado nem com a maldita criatividade destas criaturas. Não vale a pena termos armas para nos defender-mos uma vez que não sabemos onde está a ameaça nem de que forma está camuflada. Isto tem de ser tratado pelos Chefes de Estado dos países em causa e pela força bélica. Nunca pensei em dizer isto mas se calhar o "mundo civilizado" vai ter de baixar o "nível" e pensar em utilizar armas de destruição em massa. Se calhar umas "sessões de radioterapia as células cancerígenas morrem"
  • José Oliveira
    01 abr, 2016 RIOI TINTO 00:47
    Os Políticos Portugueses estão aflitos com o terrorismo em Portugal , tenham calma que eles (os terroristas) sabem bem bem para onde irem , pois são bem pagos para isso e só fazem o que lhes mandam, obdedessem a quem lhes paga , igualmente aos trabalhadores carentes . Combatam o Terrorismo na origem.
  • joao
    01 abr, 2016 portugal 00:37
    Afinal o que o Costa disse aquando os atentados na frança e belgica era mentira ...areia para os olhos ...quando disse que não havai aumento do nível de segurança
  • Alberto Queiros
    01 abr, 2016 V. N. Gaia 00:05
    È lamentável que a Senhora secretária de Estado, tenha este comportamento de/em noticia... Já vivemos todos Portugueses aterrorizados com a situação do/no país, com tantas fragilidades, vem esta Senhora agora aterrorizar mais o povo., tenham juízo !! Voces estão a pedir para sermos atacados, pode ser que seja nas vossas vivendas...
  • Rogério
    31 mar, 2016 olhão 22:31
    Não é novidade,há muito tempo que o dizem,agora que não estamos preparados,não,mas não com os tugas de arma no bolso é que vai resolver,há muitos que as têm i só fazem asneira,deve-se sim dar mais condições as forças de segurança,pois falando para o Sr Pedro,nos EUA não têm dado muito resultado,basta ver pelas estatísticas,lá disparam por tudo e por nada,quando metes uma arma na mão de um miúdo de 14 anos,quase por norma,a primeira vítima é o vizinho. Rever a lei da segurança é fundamental,e já era necessário antes das ameaças deste indrominados.

Destaques V+