Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Militares partem para o Kosovo para garantir segurança da população

30 mar, 2016 - 11:49

O grupo de 54 militares vai integrar o Batalhão de Reserva Tática da KFOR.

A+ / A-

Um grupo de 54 militares do 2.º Batalhão de Infantaria partiu esta quarta-feira da Base Aérea do Montijo rumo ao Kosovo. O objectivo é garantir a segurança da população e a estabilidade no território.

O ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, que esteve no Montijo, no distrito de Setúbal, para se despedir dos militares, destacou a importância desta força portuguesa no Kosovo. "É um orgulho para Portugal. É uma aposta do Governo nesta força que há 17 anos representa Portugal no Kosovo. Têm tido um papel exemplar", disse o ministro.

De acordo com o governante, a força portuguesa tem tido um papel exemplar junto de todos os que lidam com estes militares no Kosovo.

"Esta representação mostra também a responsabilidade que Portugal assume e quer assumir perante o exterior, perante a defesa nacional. É através da guarda avançada que mostramos aquilo que Portugal é capaz e ganhamos o direito de exigir, participar em sistemas de aliança e em ter os aliados ao nosso lado", sublinhou o ministro.

José Azeredo Lopes disse que o Kosovo vive hoje uma situação menos difícil e menos agitada do que há uns anos, acrescentando não haver ainda uma previsão para o fim da missão naquele país.

"É sempre uma missão exigente, mas esta missão mantém-se por ora e mais tarde será apreciada a sua continuidade", concluiu.

O grupo de 54 militares vai integrar o Batalhão de Reserva Tática da KFOR.

A Força do Kosovo (em inglês Kosovo Force ou KFOR) é uma força de paz internacional liderada pela NATO, e responsável pelo estabelecimento de um ambiente seguro no Kosovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+