Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Arquivo secreto desvenda operação do KGB em Portugal

12 mar, 2016 - 18:14

As ligações ao PCP e a aproximação a Mário Soares são alguns dos destaques do arquivo Mitrokhin.

A+ / A-

Os temidos serviços secretos da antiga URSS estiveram activos em Portugal depois do 25 de Abril. Alguns detalhes foram agora revelados pelo jornal “Expresso”, que teve acesso ao arquivo Mitrokhin.

Este conjunto de documentos com informações sobre os portugueses do KGB está depositado na Universidade de Cambridge, em Inglaterra.

O posto do KGB em Lisboa arrancou em Agosto de 1974, poucos meses depois da Revolução dos Cravos. Operava a partir do Hotel Tivoli, onde desde Julho desse ano se instalou provisoriamente a embaixada russa.

Os serviços secretos da antiga URSS tinham uma equipa de 14 agentes na capital portuguesa, todos com a cobertura legal de funcionários diplomáticos.

A ligação ao PCP

De acordo com o arquivo Mitrokhin, muitos colaboradores foram recrutados por indicação ou recomendação do Partido Comunista Português.

O chefe do posto “Leonid” chegou mesmo a encontrar-se com o líder histórico do PCP, Álvaro Cunhal, em Dezembro de 1974.

Mas, segundo os documentos agora revelados, o principal elo de ligação entre o KGB e o partido era o dirigente comunista Octávio Pato, nome de código “Patrick”, que numa ocasião passou “informação militar secreta sobre os americanos, obtida por um agente do PCP”.

Contactado pelo Expresso, o PCP “repudia veementemente velhas falsidades, calúnias e provocações anticomunistas”. Álvaro Cunhal também negou sempre qualquer ligação do partido à secreta soviética.

O arquivo Mitrokhin também faz referências a financiamentos da URSS ao Partido Comunista Português e também aponta o filho do então Presidente da República Costa Gomes como colaborador.

Namoro a Soares

Mário Soares também vem mencionado no arquivo Mitrokhin. São relatadas tentativas de aproximação ao então líder do PS, que chegou mesmo a receber o nome de código “Merkuriy”, um procedimento interno para identificar agentes ou pessoas que pretendiam influenciar.

Um agente “recebeu informações de ‘Merkuriy’ e uma carta endereçada a Brejnev”, mas os objectivos do KGB “não foram alcançados”, referem os documentos secretos.

Em 1979, os agentes da secreta de Moscovo tentaram infiltrar-se na base da NATO, da rádio Free Europe e nas embaixadas de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. Outros alvos foram os gabinetes da Presidência da República e do primeiro-ministro, entre outros.

Quando AD e de Sá Carneiro chegaram o poder, o objectivo passou a ser “influenciar a opinião pública” com vista à eleição de um Governo de esquerda. O KGB também tentou evitar a entrada de Portugal na CEE.

Também há referências a jornalistas ao serviço de Moscovo, que plantavam artigos nos jornais portugueses.

O arquivo Mitrokhin, agora disponibilizado, é considerado o maior conjunto de informação sobre os serviços secretos soviéticos.

O responsável pela fuga dos documentos secretos foi Vasili Nikitich Mitrokhin, ex-arquivista chefe do 1º directório principal do KGB.

Durante vários anos, Mitrokhin copiou arquivos com informações sobre agentes no estrangeiro e colaboradores. Em 1992, deixou Moscovo de comboio e dirigiu-se à embaixada britânica em Riga, na Letónia, onde começou a entregar os documentos.

Mitrokhin morreu em Inglaterra, em 2004.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Amora de Bruegas
    16 mar, 2021 Tomar 14:53
    Tudo isto é de facto, sabido há mais de 30 anos, mas não convinha que se soubesse, logo a censura vermelha que existe nos jornais e televisões tudo abafou! Resta a peergunta: para quando o julgamento e traição dos comunistas? A lamentar o colaboracionismo da RRenascença e revistas ditas católicas no branqueamento de traidores e assassinos... ou não sabem que são a favor da Matança dos Inocentes=aborto?
  • Henrique Videira
    18 mar, 2016 Lisboa 22:58
    A verdade é como o azeite, vem sempre ao de cima, pena é que seja sempre tarde e que caí na prescrição.
  • barnabé
    14 mar, 2016 alcobaça 11:09
    os faxos esqueçem-se é que quando os russos partiram em 91, os CIA's ficaram por cá! há malta que parece que só vê dum lado...
  • Sebastião Sousa
    13 mar, 2016 Aveiro 21:34
    "criação de partidos ligados ao regime fascista de Salazar como o MDP e outros e quem lhes forneceu as bombas para porem em diversos locais." o único partido fascista que existe actualmente em Portugal é o PCO, partido esse que teve um braço armado que também usou bombas e G-3 roubadas dos quartéis. Fora os grupos terroristas como o luar do mortágua e as fp25 do otelo. PCP não sabe lidar com a democracia e a esquerda não sabe lidar com as críticas. Tudo que seja contra é logo apelidado de fascista, dá a entender que é proibido fazer greves e manifestações contra governos de esquerda. Mas o povo há-de abrir os olhos e ver que PS=PSD, que PCP=fascismo vermelho, que BE=decadência nacional. Se os gajos dos porcos e do leite estão descontentes devem manifestar-se, se os gajos das transportadoras são chulados à força toda por impostos de combústivel devem parar o país. Manifs em governos de esquerda há logo acusações de que é tudo manipulado e comprado para desestabilizar, manifs em governos de direita há logo berros que é um direito, que estamos em democracia, que o governo deve cair e sair. Abraço sr ALC, tome um rennie e leia uns livros de história.
  • Mitrokhin
    13 mar, 2016 Moscovo 19:53
    Este artigo, mostra bem a "imparcialidade" dos orgãos de informação. Cita os nomes de vários politicos da época, relata que havia jornalistas portugueses que estavam a soldo de Moscovo, mas os seus nomes não aparecem no artigo. Porque será? Os jornalistas agem como uma máfia, encobrem-se uns aos outros.
  • M C Gonçalves
    13 mar, 2016 amadora 11:29
    Quem não sabia ficou saber começou com o alvaro cunhal .diziam que era um homem inteliguente , mas se era , inteliguente, como é que foi conivente com o horror de uma ideologia que matou milhões de pessoas e, continuam a não respeitar os direitos humanos. para mim isso é criminoso
  • Antonio
    13 mar, 2016 Porto 10:55
    Tanta cegueira de alguns.Nunca os tais partidos extremistas ditos de esquerda se entenderam,democracia não existe para eles.Enfim existe uma cambada de autênticos imbecis Portugueses que ainda acreditam no Pai Natal.Este Costa Monhe vai-nos voltar a tramar a todos, e não vai demorar muito que o vão sentir. Aumentar 0,90€ numa reforma é muito? Deixem-se de demagogias.Sao todos iguais.Querem é o poleiro. Qual esquerda,qual direita?Somos mas é Portugueses e é nisso que nos devemos empenhar.Clubismos guardem-nos para o futebol. E já agora parem um momento para pensar e vejam se não estão a ser manipulados por todos os politicos sem excepção.
  • João
    13 mar, 2016 Lisboa 10:45
    Lá estão os comunas a justificar o injustificável, inclusive, como é seu apanágio com ameaças de violência à mistura. Não passa na cabeça destes obscurantistas que o povo, o verdadeiro, está-se nas tintas para o que dizen e querem impor! Todos sabemos, que os comunustas são o cancro deste país, que não hesitavam em vende-lo e fazer dos Portugueses escravos dos seus partido e da antiga e defunta, URSS! Vêem sempre com mentira e os americanos! Mas os americanos eram, são, aliados e não promiviam outra ditadura, agora a sério e mais feroz neste país! Destesto comunas, essa gente vivem bem com miséria e a fome, para aparecer aos acéfalos como a sua salvadora! Faz de Portugal, um país de terceiro Mundo e é uma das grandes provas de porque na Europa Ocidental, sermos o mais atrasado dos países, esses bacamartes têm demasiada presença na nossa sociedade!
  • O Tal
    13 mar, 2016 Por Aí 09:09
    Tem aqui uns comentadores "vermelhos" com uma aziiiiiiia!! hehehehehe
  • claudio
    13 mar, 2016 lisboa 08:38
    que raio de duvida...um partido que mandava assassinar os ex-membros que eles consideravam traidores...o mais engracado foi quando ha tempos alguem me disse que o irmao dele, fervoroso comunista estava numa lista elaborada no tempo em que o cavaco era primeiro ministro, para ser abatido...hehehe...na altura que a sede do partido comunista foi atacada por populares na lourinha, de facto foram encontradas listas com nomes de pessoas do concelho que deveriam ser mortas, pois eram um travao ao PCP...estas listas sao reais...as outras inventadas pelo PCP nao passam de areia mandada para o ar a ver se cai nos olhos da opiniao publica...infelizmente ainda continuaremos por muito tempo a pagar as habilidades desses meninos que continuam a minar todas as empresas publicas, fazendo o pais perder milhoes e milhoes, com greves que mais nao sao do que formas de minar a economia, para dar uma imagem de ma gestao dos paridos do governo...vamos ver quantas greves irao ser feitas agora, que este governo tem o apoio do PCP e do BE

Destaques V+