Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo sistema de parquímetros no Porto é irregular

11 mar, 2016 - 10:34

A introdução da matrícula é obrigatória nos novos parquímetros, mas o modelo ainda não foi autorizado pela Comissão Nacional de Protecção de Dados.

A+ / A-

A Comissão Nacional de Protecção de Dados entende que o novo modelo de pagamento de estacionamento no Porto não pode ser já implementado, porque ainda não tem autorização para utilizar os dados dos clientes.

Os novos parquímetros obrigam à introdução da matrícula aquando do pagamento, uma imposição que muitos portuenses acreditam tratar-se de uma invasão da privacidade.

As novas máquinas ganharam teclas renovadas e os botões coloridos com letras e números - um sistema que está a causar confusão em muitos condutores.

Mas nem todas as opiniões são contrárias. Miguel Silva admite à Renascença que evita estacionar o carro em lugares pagos, mas reconhece as vantagens do novo modelo e diz que a introdução da matrícula no parquímetro “facilita a identificação e também diminui as hipóteses de fraudar o pagamento”.

António Martins também não vê qualquer problema na cedência da matrícula, mas percebe que haja pessoas que não o queiram fazer e considera que esse direito lhes deve estar reservado.

A Renascença aguarda um esclarecimento da empresa responsável e uma reacção da Câmara do Porto.

Moeda ou "app"? Novas opções para pagar estacionamento no Porto
Moeda ou "app"? Novas opções para pagar estacionamento no Porto

Mas nem todas as opiniões são contra. Miguel Silva admite à Renascença que evita estacionar o carro em lugares pagos, mas reconhece as vantagens do novo modelo e diz que a introdução da matrícula no parquímetro “facilita a identificação e também diminui as hipóteses de fraudar o pagamento”.

António Martins também não vê qualquer problema na cedência da matrícula, mas percebe que haja pessoas que não o queiram fazer e considera que esse direito lhes deve estar reservado.

A Renascença aguarda um esclarecimento da empresa responsável e uma reacção da Câmara do Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • cassiano figueiredo
    11 mar, 2016 lisboa 14:21
    E porque nao ofereçer transporte publico gratuito na cidade aos seniores com mais de 65 anos c/ prova o cartao de cidadao.E deixar o estacionamento para quem necessita dele. Possivelmente esta ideia ja implementada noutros paises reduzia o numero de veiculos no estacionamento. E agora se a reduçao fosse significativa? Especialmente nas horas entre 11 as 17. Facilitando o estacionamento aos que trabalham.Pensem no assunto e observem o numero de seniores a utilizar o veiculo para ir ao cafe e as compras.Claro os T.P. c/ intervalos mais curtos e mais qualidade .Obrigado pela oportunidade.
  • Manuel
    11 mar, 2016 Lx 12:02
    Como é que os fiscais podem saber se uma viatura pagou ou não, se não tiver a matrícula da viatura? Em Lisboa tenho aplicação da EMel e também tenho que introduzir a matrícula.
  • Antero Ferreira
    11 mar, 2016 Porto 11:44
    Pois, o Sr. Miguel Silva para fugir aos lugares pagos...deve ser daqueles que estacionam nos lugares para deficientes, que quando quero estacionar estão quase sempre ocupados...

Destaques V+