Tempo
|
A+ / A-

Bastonário dos médicos reafirma intenção de participar de declarações de bastonária dos enfermeiros

29 fev, 2016 - 09:48

A+ / A-

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), José Manuel Silva, reafirmou, esta segunda-feira, em declarações à Renascença, a intenção de participar "à Inspecção Geral das Actividades em Saúde, ao Ministério Público e ao próprio Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros" das declarações feitas pela bastonária da Ordem dos Enfermeiros ao programa "Em Nome da Lei".

Ana Rita Cavaco disse na Renascença que a eutanásia já é de alguma forma praticada nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, com médicos que sugerem essa solução para alguns doentes.

O bastonário da OM diz "repudiar completamente essas afirmações" e sublinha que, "se a senhora bastonária assistiu a algum acto ilegal, tinha obrigação de o ter comunicado às entidades competentes, o que não fez".

Para José Manuel Silva, trata-se de "afirmações pouco felizes, generalistas, sem qualquer fundamento e que podem lançar o alarme nas pessoas, porque foi transmitida a ideia de que a eutanásia era praticada de forma encapotada e mais ou menos comum e tacitamente aceite no Serviço Nacional de Saúde, o que a ordem dos médicos rejeita completamente".

"Não temos conhecimento de nenhuma destas práticas", garante o bastonário, revelando que foi contactado "por muitos médicos, a dizerem-me que, ao longo das suas dezenas de anos de carreira, nunca assistiram a nenhum caso de eutanásia, seja com pedido, seja sem pedido".

Nestas declarações à Renascença, José Manuel Silva sublinha que "os cidadãos portugueses podem estar completamente tranquilos relativamente à atitude ética dos profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, que não praticam a eutanásia nos hospitais".

Bastonária dos Enfermeiros. "Eutanásia já é praticada nos hospitais públicos"
Bastonária dos Enfermeiros. "Eutanásia já é praticada nos hospitais públicos"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+