Tempo
|
A+ / A-

Um em cada quatro portugueses morre de cancro

04 fev, 2016 - 06:49

Os dados são do Eurostat e foram divulgados no âmbito do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, que se assinala esta quinta-feira.

A+ / A-

Uma em cada quatro pessoas morreu de cancro, em Portugal, em 2013. A percentagem aproxima-se de 40% nas pessoas com menos de 65 anos.

Os dados são do Eurostat e foram divulgados no âmbito do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, que se assinala esta quinta-feira.

O cancro foi a causa da morte de 26% da população da União Europeia em 2013, sendo que abaixo dos 65 anos a taxa de óbitos por cancro sobe para 37%.

O cancro do pulmão foi o que mais mortes causou: 21% de óbitos na UE e 15% em Portugal – o país encontra-se no fundo de uma tabela liderada pela Hungria sobre as mortes causadas por aquele tipo de cancro.

Tanto ao nível europeu como nacional, o cancro do pulmão mata mais homens do que mulheres.

Já o cancro colorretal surge, na média europeia, em segundo lugar na lista dos mais mortais (12%), mas empatado com o do pulmão em Portugal (15%).

Seguem-se os cancros da próstata, da mama e do pâncreas, com mortalidades em Portugal e na União Europeia que não vão além dos 7%.

Eslovénia, Holanda e Irlanda são os países que, em 2013, apresentam as maiores taxas de mortalidade por cancro. No extremo oposto estão a Bulgária e a Lituânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+