Tempo
|
A+ / A-

De ciclone a furacão. Açores à espera de "Alex" com ventos de 170 km/hora

14 jan, 2016 - 14:49

Governo Regional recomendou o fecho todos os jardins-de-infância e creches das ilhas dos grupos central e oriental na sexta-feira devido ao agravamento do estado do tempo.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) actualizou o aviso vermelho para os Açores, prevendo que as rajadas de vento possam atingir 170 quilómetros/hora e o mar tenha ondas até 18 metros no grupo central do arquipélago. O ciclone vai passar a furacão e atingir o grupo central dos Açores na sexta-feira.

O agravamento foi confirmado à Renascença pela meteorologista Vanda Costa.

Para as cinco ilhas deste grupo (Graciosa, Pico, Terceira, São Jorge e Faial) o aviso vermelho para chuva vigora entre as 2h00 e as 14h00 de sexta-feira (mais uma hora em Lisboa), enquanto o mesmo aviso para o mar mantém-se entre as 5h00 e as 15h00.

Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) foi também emitido um aviso vermelho para chuva entre as 2h00 e as 14h00 de sexta-feira e para vento, esperando-se nestas ilhas rajadas até 130 quilómetros/hora entre as 5h00 e as 13h00.

Alerta motiva recomendações

O Governo Regional dos Açores recomendou o encerramento de todos os jardins-de-infância e creches das ilhas dos grupos central e oriental na sexta-feira devido ao agravamento do estado do tempo.

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores já emitiu um alerta e recomendou a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento, bem como a adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes ou placards e outras estruturas montadas ou suspensas.

A Protecção Civil açoriana aconselha também a manter limpos os sistemas de drenagem e a consolidar telhados, portas e janelas, devendo a população ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas, não devendo praticar actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

[notícia actualizada às 16h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Andreia Oliveira
    14 jan, 2016 Remédios 23:56
    Estaremos preparados para o que aí vem ??? Não se consegue prever este tipo de situação mais cedo ??
  • joaquimfernandesfala
    14 jan, 2016 Nazare 21:38
    Este será o meu imail não quero outro estou farto
  • Evilcheese
    14 jan, 2016 Lx 16:42
    Efeitos EL ninho
  • José Manuel Andrade
    14 jan, 2016 Seixal 16:17
    As alterações climáticas, dão origem a fenómenos extremos. A época dos Furacões no Atlântico Norte, vai do inicio de Junho até ao final de Novembro. Espero que , não haja mortes. Porque estragos materiais, infelizmente vão existir. A
  • Francesco
    14 jan, 2016 Angra 15:38
    Irra, que este Inverno, tem sido durinho, principalmente aqui para os Açores. Que não seja nada, mas se tiver que ser, que passe rápido e que não cause grandes estragos.
  • Joca
    14 jan, 2016 Terra 15:18
    O anticiclone dos Açores já não é o que era... Oxalá Deus proteja os Açores, boa terra e boa gente.
  • Troposfera
    14 jan, 2016 Lisboa 15:10
    Nesta altura do ano (Janeiro), é extremamente rara a ocorrência de furacões nesta zona do Atlântico! Alterações climáticas a fazerem-se sentir? Por essa razão a equipa da Troposfera esteve em Maio de 2015 nos EUA a estudar fenómenos extremos! Não percam em: "No Caminho dos Tornados" - 1.º episódio https://youtu.be/yTutQT1FiO4

Destaques V+