Tempo
|
A+ / A-

Centenas de sem-abrigo apoiados pela Comunidade Vida e Paz no Natal

19 dez, 2015 - 02:42

Iniciativa termina no próximo domingo.

A+ / A-

A Comunidade Vida e Paz realiza até ao próximo domingo o tradicional acolhimento de Natal dos sem-abrigo de Lisboa na cantina da cidade universitária.

Este ano a festa conta com muitas novidades, serviços novos que estão à disposição de quem faz vida na rua: é possível renovar e fazer o cartão do cidadão, fazer análises clinicas, consultar a internet, entre outros mimos, como explica Henrique Joaquim, presidente da Comunidade Vida e Paz.

“A pessoa pode fazer o seu banho, fazer a sua higiene, trocar de roupa, ir ao barbeiro, tratar a sua imagem, ir ao médico. Pode abrir a porta a um futuro diferente e acaba com o jantar que, no domingo, é o tradicional bacalhau”, disse.

Centenas de pessoas passam pelo espaço. O voluntário Nuno Fraga confirma que estiveram “388 convidados na festa. Depois na área de cidadania tivemos 98 pessoas, 112 que foram ao barbeiro, 43 aos duches, 57 rastreios dentários, 37 consultas realizadas, 45 rastreios de tuberculose, 50 pessoas vacinadas, 81 rastreios cardiovasculares e 10 rastreios de HIV e Hepatite C, 27 pessoas foram ao espaço ‘aberto ao diálogo’”.

Espaço aberto ao diálogo, leia-se espaço ao qual recorreram sem-abrigo que quiseram dar um passo na recuperação da dependência do álcool ou das drogas.

O Natal da Comunidade Vida e Paz para os sem-abrigo termina no domingo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+