Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jornalista da Renascença nomeada para prémio da UNESCO

04 dez, 2015 - 14:30

"A Sul da Sorte", de Catarina Santos, é uma das quatro reportagens que estão a concurso no Prémio de Jornalismo Direitos Humanos e Integração. Um trabalho que já foi agraciado com o prémio Gazeta na área multimédia em 2015 e a menção honrosa, na categoria de jornalismo, na edição deste ano do Prémio Comunicação Corações Capazes de Construir.

A+ / A-

A reportagem “A Sul da Sorte”, da jornalista da Renascença Catarina Santos, foi nomeada para o Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração na categoria de rádio. Esta iniciativa é liderada pela Comissão Nacional da UNESCO e o Gabinete para os Meios de Comunicação Social.

O júri é composto, nesta décima edição, por Guilherme d’Oliveira Martins, Catarina Duff Burnay e Paula Moura Pinheiro.

As peças vencedoras (premiadas com 1.250 euros) e as distinguidas com menções honrosas, extraídas das acima nomeadas, serão divulgadas durante a cerimónia pública de entrega dos Prémios, que terá lugar no próximo dia 10 de Dezembro, às 18h00, na Sala da Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa.

A versão multimédia da reportagem “A sul da sorte” já foi distinguida com o prémio Gazeta Multimédia (galardão que distingue os melhores trabalhos de jornalismo realizados em Portugal nas diversas plataformas).

A mesma reportagem foi ainda distinguida com uma menção honrosa, na categoria de jornalismo, na edição deste ano do Prémio Comunicação Corações Capazes de Construir.

O trabalho, realizado em 2014 na Sicília, tem como tema central o drama dos milhares de refugiados e migrantes e a sua viagem desesperada rumo à Europa.

As peças nomeadas para a edição de 2015 do Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração são:

Na categoria de Imprensa Escrita:

A Casa Amarela de Ariadne no país onde todos pedem e ninguém dá / Os judeus húngaros são malucos, como eu. Aceitam tudo. / A terra prometida para os imigrantes de Calais está tão perto e tão longe, de Maria João Guimarães, Público;

Mar de Vítimas e Heróis, de Teresa Campos e João Carlos Carvalho, Revista Visão;

Os universitários que preparam o futuro da Síria em Portugal, de Sofia Lorena de Sousa, Público;

Grupo psicoterapêutico ajuda a resolver “grandes sofrimentos” de refugiados, de Susana Paula Pitarra Venceslau, Agência Lusa;

Enquanto resistem, não esperam surpresas, de João de Almeida Dias, Observador;

Na categoria de Rádio:

A Sul da Sorte, de Catarina Santos, Rádio Renascença;

A Educação de Laura, de Maria Teresa Dias Mendes, TSF;

Palestina, Diário de um Lugar Incerto, de Vanessa Regina Ribeiro Rodrigues e Joaquim Dias, TSF;

Som da Rua, de Raquel de Melo e Joaquim Dias, TSF;

Na categoria de Meios Audiovisuais:

Os Nossos Filhos da Ucrânia, de Carlos Rico, Carlos Morais e António Soares, SIC

Retratos da Cegueira, Ana Sofia Fonseca, Paulo Cepa e Luís Gonçalves, SIC

Quando a Escola Falha, de Patrícia Lucas, RTP

Atrás dos Montes, de Patrícia Lucas, RTP

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cristina Santinho
    08 dez, 2015 Lisboa 00:10
    Muitos parabéns pela nomeação, Catarina! É bem merecida.

Destaques V+