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Uber vs táxis. A polémica vista por especialistas

31 out, 2015 - 12:26

A polémica dos táxis e da empresa Uber tem de ser regulamentada, defendem os especialistas ouvidos pela Renascença no programa Em Nome da Lei.

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Uber vs táxis. A polémica vista por especialistas
Uber vs táxis. A polémica vista por especialistas

O conflito entre a Uber e os táxis continua a fazer correr muita tinta, com os taxistas a reivindicar maior regulamentação da empresa.

Os taxistas insistem que estão a agir em nome dos direitos dos consumidores. Florêncio Almeida, da Antral, refere que a Uber não tem preços tabelados nem seguros para acidentes.

“Nós temos preços, eles não têm. Quando foi a última greve do metro em Londres eles aumentaram os preços 300%, porque sabiam que o público tinha de ser transportado, e aqui vai acontecer a mesma coisa. E se houver um acidente dentro de uma viatura destas, quero ver se a seguradora vai assumir a responsabilidade, porque eles não têm seguro para transporte de passageiros, têm seguro de um carro qualquer.”

Já para Tito Rendas, especialista em temas de direito e tecnologia, não está aqui em causa uma situação de concorrência. “A Antral e os seus representantes falam em concorrência desleal, mas para haver concorrência desleal ou ilegal, tem de estar preenchido um pressuposto prévio, que é o da concorrência, e aí entramos na questão de saber se a Uber é um serviço de transportes ou um serviço de intermediação. Na minha opinião a Uber é um serviço electrónico de intermediação, como outros que têm aparecido”.

Por seu lado, Ricardo Oliveira, advogado especialista em direito da concorrência, entende que a polémica não pode ser ignorada e tem de ser regulamentada. “Esta questão é um bocadinho como a pasta de dentes, que não conseguimos meter de volta no tubo. Não vamos conseguir fazer esta questão desaparecer. O que temos de fazer é regulamentar as relações de concorrência entre, por um lado, os serviços de táxi tradicionais e, por outro lado, plataformas como a Uber, que vão aparecendo e arranjar um campo em que possa haver uma concorrência saudável entre estas várias ópticas”.

O debate sobre a polémica dos táxis e da Uber esteve em destaque no programa Em Nome da Lei, moderado pela jornalista Marina Pimentel e que é transmitido depois do jornal do meio-dia na Renascença.

Comentários
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  • João
    22 set, 2018 ALBUFEIRA 09:51
    Florêncio Almeida, o meu seguro bem como todos os outros, julgo eu, engloba seguro de ocupantes, logo esse argumento deixa de ser válido, quanto aos preços praticados pela Uber, aquando o pedido do serviço é informado o valor do mesmo logo o cliente só aceita se quiser não é obrigado. Se toda a polémica é baseada nestes dois argumentos julgo não fazer qualquer sentido .....
  • Pedro Gonçalves
    28 abr, 2016 Lisboa 21:18
    Eu sou Motorista de Taxi com todo o Orgulho. Mas o essencial para o nosso sector se revitalizar primeiro que tudo sermos reconhecidos pela a sociedade como Motoristas de Taxi e não como taxistas. Quanto ao resto era mais fácil aplicar uma providência cautelar aos impostos que os taxis pagam ou então adoptar o mesmo sistema de impostos que a uber paga.Obrigado
  • Benildo Jesus
    02 nov, 2015 Sao paulo 16:04
    Noticias mentirosas o Uber tem sim seguro de passageiro cobertura de até 55.000 R$ em caso de acidente não adianta vim aqui falar em nome dos passageiros pois 80 % da população é a favor do Uber até porque só a concorrência fará com que alguns taxistas prestem um bom serviço alguns são picaretas fazer caminhos longos claro que temos os bons meu amigo taxista me falou uma coisa quem tem que medo do Uber é o taxistas que não prestam um bom serviço meu movimento não caiu nada e tem espaço para todo mundo todo mundo sabe que a briga é politica e a máfia dos alvaras que querem deixar de lucrar..
  • Fred
    02 nov, 2015 Lisboa 06:41
    A uber é um serviço de tecnologia, um mero intermediário entre os parceiros devidamente licenciados com alvarás e seguros obrigatórios de acordo com a legislação em vigor ! Os taxistas nao querem aceitar de maneira alguma a concorrência ,só pensam em lucros e nao se preocupam com o cliente. A população tem o direito de escolher como se vai transportar .quem decide é o consumidor e ponto .se a uber existe é porque está prestando um serviço de qualidade e satisfação ao cliente .hj os tempos são outros se não for a uber será outro aplicativo. É o futuro!
  • Jose
    31 out, 2015 Portugal 22:37
    A uber nao presta um Serviço de transporte mas sim de intermediaçao ...ahah , ele ha desculpas para tudo . Um traficante de droga nao é produtor , "apenas" faz de intermediario entre o produtor e o conumidor ...logo Sera legal ?
  • Joaquim Almeida
    31 out, 2015 Porto 18:19
    Sou profissional de táxi há 29 anos,quero aqui deixar marcado a minha indignação por estar aí representado por alguém(sr Florêncio) que ocupa um lugar pelo qual não tem capacidade e muito menos moral porque se tivesse uma boa moral, à muito que se tinha demitido.Sr Presidente da Antral faça um favor à classe DEMITA-SE,dê lugar a alguém que goste realmente deste nosso sector e nos defenda que não tenha tantos "rabos de palha como o Sr tem"e que não esteja tão comprometido.(oSr sabe do que estou falar não sabe? pois sabe).VIVA A ANTRAL MAS COM NOVOS DIRIGENTES MSIS CAPAZES E LEAIS À CLASSE DOS TAXIS
  • Pirus
    31 out, 2015 Porto 16:21
    Long live UBER!
  • Esabel
    31 out, 2015 Portugal 16:15
    Uber is the best thing ever

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