Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa. Câmara sem “qualquer proposta” para terrenos da Feira Popular

19 out, 2015 - 18:33

O programa do concurso já previa a possibilidade de haver uma nova hasta pública caso a que estava prevista para terça-feira ficasse “deserta”.

A+ / A-

Veja também:


A Câmara de Lisboa anunciou esta segunda-feira não ter recebido “qualquer proposta” de interessados nos antigos terrenos da Feira Popular, situados em Entrecampos, que iriam ser alienados na terça-feira por um valor base de 135,7 milhões de euros.

“Terminou hoje às 13h00 o prazo fixado no procedimento de hasta pública para venda dos terrenos da antiga Feira Popular, sem que tenha sido recebida pelo município de Lisboa qualquer proposta”, informou a câmara em comunicado.

A autarquia adiantou que vai agora avançar para “uma segunda fase”, para que, “no prazo de 45 dias, possam ainda ser apresentadas propostas para a aquisição dos terrenos em causa, sem alteração de qualquer uma das condições anteriormente aprovadas pelos órgãos municipais”.

O novo prazo de propostas termina às 17h00 do dia 2 de Dezembro, pelo que a hasta pública – prevista para terça-feira – passa para dia 3 de Dezembro, às 10h00, no edifício da Câmara de Lisboa no Campo Grande.

A alienação destes terrenos, delimitados pelas avenidas das Forças Armadas, da República e 5 de Outubro e com uma área de construção de 143 mil metros quadrados, foi aprovada em Julho pela Câmara e pela Assembleia Municipal de Lisboa.

Contudo, a aprovação na Assembleia Municipal ficou condicionada ao cumprimento, por parte da câmara, de recomendações como a preservação da memória do Teatro Vasco Santana, que funcionava dentro da Feira Popular, a definição de limites à área de construção para comércio, serviços e habitação, a criação de um plano de acessibilidade pedonal e a existência de áreas verdes.

Acresce que a superfície destinada ao comércio não pode ser superior a 25%, a da habitação não pode ser inferior a 25% nem exceder 35% da superfície total e 30% do terreno tem, obrigatoriamente, de ser área verde.

No programa do concurso, já se previa a possibilidade de haver uma nova hasta pública, caso a de terça-feira ficasse “deserta”.

De acordo com esse documento, o comprador deverá pagar 15% do valor no ato público, pagando mais 15% após ser notificado para adjudicação definitiva.

Quanto ao restante, o comprador poderá optar por pagar através de cheque bancário “ou assumir, no todo ou em parte, as dívidas do município junto da Caixa Geral de Depósitos, Millenium BCP e Santander Totta”, que ascendem a um valor total de perto de 145,2 milhões de euros, pode ainda ler-se.

Processo antigo

Os terrenos da Feira Popular estiveram na origem de um processo judicial que envolveu a Câmara de Lisboa e a empresa Bragaparques, de Domingos Névoa, e que se arrastou por vários anos.

Quando a Feira Popular abriu para a última temporada, em Março de 2003, a Câmara de Lisboa, então presidida por Pedro Santana Lopes, tencionava criar um novo parque de diversões e reabilitar o Parque Mayer, mas nenhuma das ideias avançou.

Em Janeiro de 2014, o então presidente da autarquia, António Costa, anunciou ter chegado a acordo com a Bragaparques sobre os terrenos da Feira Popular e do Parque Mayer e, em Março, a Assembleia Municipal autorizou a autarquia a pagar cerca de 101 milhões de euros à empresa de Domingos Névoa para aquisição dos imóveis.

Paralelamente, os terrenos estiveram hipotecados na sequência de uma condenação da Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL) – extinta no final do ano passado –, por despedimento sem justa causa de um antigo trabalhador, pelo que a Câmara teve de assumir uma indemnização de 1,1 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Roberto Moreno
    20 out, 2015 Lisboa 13:44
    EU COMPRO! – Agora, só falta sensibilizar um jornalista para (via uma Grande Reportagem) avisar aos meus sócios, os 10 milhões de portugueses!. – O projeto ENDOECONOMIA (ver no Google esta palavra) existe para viabilizar financeiramente, o Projeto Geolíngua. – Creio que a ex-Feira Popular de Lisboa, poderá se transformar na Feira Popular Iberófona – Teatro, Cinema e outras ofertas culturais da União Iberófona – projeto da Fundação Geolíngua e que reúne 30 países, 800 milhões de pessoas nos 5 continentes, e que se comunicam em português & espanhol, as duas línguas mais poderosas do planeta. – Para maiores detalhes é só solicitar um Dossiê do Projeto, à referida Fundação.

Destaques V+