Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Número de empresas insolventes aumentou no primeiro semestre

21 jul, 2015 - 16:16

Registaram-se 2.918 insolvências, um aumento homólogo de 5%. Construção continua a ser a área com mais casos de insolvências.

A+ / A-
O número de empresas insolventes em Portugal aumentou 5% no primeiro semestre de 2015 face ao período homólogo de 2014, num total de 2.918, segundo números da seguradora Cosec.

De acordo com o relatório "Cosec Insolvências 2015", divulgado esta terça-feira, entre Janeiro e Junho deste ano foram registadas 2.918 insolvências e 532 processos especiais de revitalização (PER), um aumento homólogo de 5% e de 7%, respectivamente.

Numa análise por sectores económicos, a construção continua a ser a área com mais casos de insolvências, representando 24% do total, apesar de se ter registado uma queda de 4% face ao primeiro semestre de 2014.

Já quanto à distribuição geográfica, os distritos que registaram mais insolvências foram os de Lisboa (25,5%), Porto (20%) e Braga (11,3%).

Considerando a dimensão das empresas insolventes, continua a registar-se uma "clara distinção entre as empresas classificadas como microempresa e as restantes", uma vez que 68% das insolvências acontece em microempresas.

Quanto aos processos especiais de revitalização, entre Janeiro e Junho deste ano, 532 empresas pediram a entrada neste regime, um aumento de 7% face aos mesmos meses do ano passado.

Os sectores da construção (153 empresas), dos serviços (109 empresas) e do retalho (64 empresas) são os que registam maior número de pedidos de acesso ao regime de processo especial de revitalização, e, numa análise por dimensão, 79% das que solicitam este regime são micro ou pequenas empresas.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+