Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Patriarcado de Lisboa pode vir a receber medalha de honra da cidade

29 jun, 2015 - 09:46

Vereador João Gonçalves Pereira, do CDS-PP, defende que a ligação umbilical entre a história da cidade e a do Patriarcado, com 300 anos, deve ser  homenageada.

A+ / A-

O CDS-PP entrega esta segunda-feira uma proposta para a atribuição da medalha de honra de Lisboa ao Patriarcado. A sugestão é aberta à subscrição das outras forças políticas da câmara local, e, se for aprovada, será entregue para o ano, 300 anos depois da elevação da diocese de Lisboa a Patriarcado.

A iniciativa partiu do vereador do CDS-PP em Lisboa, João Gonçalves Pereira. "Uma primeira razão é que, no próximo ano, comemoram-se os 300 anos sobre a classificação de Lisboa como Patriarcado e a segunda razão tem a ver com o facto de o próprio município nunca ter atribuído nenhuma condecoração ao Patriarcado", explica.

Há uma ligação umbilical entre a história da cidade de Lisboa e a do Patriarcado, que deve ser homenageada, considera Gonçalves Pereira.

O trabalho nas paróquias que é reconhecido pelos lisboetas, mas há mais: "O papel social que o Patriarcado tem tido no apoio aos mais desfavorecidos, e os sucessivos patriarcas, inclusive o actual cardeal patriarca D. Manuel Clemente, de alguma forma representam o que de melhor existe em termos de alma colectiva."

A proposta será discutida em reunião de câmara, na qual João Gonçalves Pereira espera o apoio de outras forças políticas da autarquia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • sandra Rala Rarissim
    27 dez, 2015 Lisboa 00:38
    Com todo o meu respeito, por este pagina, gostaria de partilhar um acontecimento, que lamento profundamente no passado dia 28-11-2015, o qual me deixou muitíssimo triste. " Um grupo que apoia mensalmente os sem abrigo de lisboa, quis oferecer um almoço de Natal, para os mesmos e para os mais desfavorecidos, obviamente que procuraram um espaço, pois era o que faltava, conseguiram realizar o almoço na Paroquia de Nossa Senhora da Penha de França. Este espaço teve um custo, quando falaram com o Sr. Padre Binu da Paroquia da Penha de França, disse que 50 pessoas, cinquenta euros, 100 pessoas, cem euros, porque estamos em crise e como ia-mos gastar agua e luz....!!! Como não conseguimos mais nenhum recinto, não tiveram alternativa, ou isto ou nada!! Quando foram efetuar o pagamento, notaram ainda uma certa duvida do Sr. Padre em receber os 100 euros, não que tivesse mudado de ideias, mas porque tiveram mais de cem pessoas....depois fez um gesto de encolher os ombros fica assim, porque a sequencia continuava, de cinquenta em cinquenta....!!!! Aqui esta a foto do comprovativo de pagamento mas em forma de donativo...e porquê, questionaram o Sr.Padre.....visto que iam pagar um aluguer e não efetuar um donativo? Resposta: A Igreja não pode alugar o espaço!!!! Como pediram um comprovativo do pagamento, contorna-se a situação dando uma declaração de donativo, com o valor pago pelo aluguer da sala!!! O comprovativo esta passado em meu nome, pois o ACREDITO não tem numero contribuinte! O ACREDITO agradece de coração a ajuda monetária para efetuar o pagamento do recinto onde se realizou a festa!!! Muito obrigado por acreditarem em nós!!!!!! ** Infelizmente na pagina do facebook Patriarcado de Lisboa, não dá possibilidade de colocar o recibo (donativo), podem visitar a minha pagina do Facebook, está lá o respetivo documento. Obs. Será que a Igreja também não poderia ter colaborado???? Penso que não foram 6 horas de ocupação de espaço que se gastou 100 €, alem que o mesmo foi entregue ás 17 horas, devidamente arrumado e limpo. Partilho aqui a minha indignação.

Destaques V+