Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nasceu o primeiro abutre-preto no Alentejo em mais de 40 anos

25 jun, 2015 - 17:03

Nova cria "confirma o tão aguardado início do restabelecimento de um núcleo reprodutor" da ave, criticamente em perigo de extinção.

A+ / A-

Nasceu o primeiro abutre-preto registado no Alentejo desde há mais de 40 anos, anunciou esta quinta-feira a Liga para a Protecção da Natureza (LPN).

A cria nasceu de um ovo incubado "com sucesso" por um dos dois casais de abutre-preto que estão a nidificar em ninhos artificiais instalados na Herdade da Contenda, em Moura, no distrito de Beja, no âmbito do projecto LIFE para promoção do habitat do lince-ibérico e do abutre-preto no sudeste de Portugal.

O nascimento da primeira cria de abutre-preto em mais de 40 anos "confirma o tão aguardado início do restabelecimento de um núcleo reprodutor" da ave, criticamente em perigo de extinção, após várias décadas sem se reproduzir no sul de Portugal, sublinha a LPN.

Durante a monitorização efectuada aos dois casais reprodutores, que foram detectados, no passado mês de Março, em plataformas artificiais de nidificação instaladas na Herdade da Contenda, propriedade da Câmara de Moura, os técnicos confirmaram o nascimento da cria.

Segundo a LPN, o nascimento da cria "representa um sucesso das medidas" do projecto LIFE "Habitat Lince Abutre" e "marca o início do restabelecimento de um núcleo reprodutor da espécie no Alentejo, fundamental para a recuperação do abutre-preto em território nacional".

A LPN lembra que há mais de 40 anos que não havia reprodução de abutre-preto confirmada a sul do rio Tejo em Portugal, tendo neste período "apenas sido registada uma tentativa de nidificação falhada" em 1996 e também na Herdade da Contenda.

De acordo com a LPN, o abutre-preto regressou como reprodutor a Portugal em 2010, na região do Tejo Internacional, e, actualmente, estão a nidificar apenas cerca de 12 casais no Tejo Internacional, um casal no Douro Internacional e a recente reprodução no Alentejo corresponde ao estabelecimento do terceiro núcleo reprodutor da espécie no país.

A LPN refere que, nas próximas semanas, em colaboração com a Herdade da Contenda e em articulação com o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, continuará a acompanhar os abutres-pretos a nidificar no Alentejo, "tendo, permanentemente, em atenção a necessária compatibilização com as restantes actividades em curso na propriedade", como a caça, a silvicultura, o ecoturismo e o usufruto pelas comunidades locais.

No início de 2012, no âmbito do projecto LIFE "Habitat Lince Abutre", foram instalados um total de 30 ninhos artificiais para abutre-preto no Alentejo, nas regiões de Moura, Mourão e Barrancos e do Vale do Guadiana, para "melhorar as condições para o estabelecimento e reprodução" da espécie.

Foi também criada uma rede de campos de alimentação para aves necrófagas na área de implementação do projecto, dirigida ao abutre-preto, e um conjunto mais vasto de medidas de conservação do lince-ibérico e dos habitats das duas espécies, incluindo a sensibilização e o envolvimento das comunidades locais, num investimento de cerca de 2.250.000 euros ao abrigo do Programa LIFE-Natureza.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+