Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ensino Superior

Governo quer mais vagas em cursos de ciência, matemática e informática

20 abr, 2015 - 21:54 • Fátima Casanova

Ministério da Educação mantém proibição de abertura de cursos que, em anos anteriores, tenham tido menos de 10 alunos inscritos.

A+ / A-

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) quer uma maior aposta em cursos relacionados com as Ciências da Vida, Matemática e Informática.

No despacho de vagas no ensino superior, publicado esta segunda-feira, em Diário da República, mantém-se a proibição de abertura de cursos que em anos anteriores tenham tido menos de 10 alunos inscritos.

As orientações do Ministério da Educação e Ciência são claras: Para o concurso nacional de 2015 as instituições de ensino superior não devem duplicar cursos, mas sim apostar na diferenciação e também na especialização da sua oferta.

Tal como no ano passado, as instituições de ensino superior devem ter em conta o índice de empregabilidade dos seus diplomados e também as necessidades da região em que se integram.

O número de vagas para cada ciclo de estudos em cada universidade ou politécnico não pode ser inferior a 20.

Já os cursos que tiveram menos de 10 alunos inscritos, nos dois últimos anos lectivos, não podem abrir vagas.

Também não podem ser fixadas vagas para ciclos de estudos que não tenham aberto lugares para este ano lectivo e que dupliquem a oferta já existente na região.

Relativamente aos cursos de Medicina, o Ministério da Educação recomenda que as universidades assegurem o mesmo número de vagas deste ano lectivo. A mesma orientação é dada para as licenciaturas em Educação Básica.

Por outro lado, a tutela recomenda às instituições de ensino superior que aumentem a oferta nas áreas das ciências da vida e também de ciências físicas, de Matemática e Estatística, de Informática e Engenharias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+