Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PS insiste com procriação assistida e adopção por homossexuais

09 jan, 2015 - 22:52

As duas propostas dos socialistas deverão ser discutidas em plenário a 21 de Janeiro, em simultâneo com a proposta apresentada pelo BE.

A+ / A-
O PS deverá entregar na próxima sexta-feira no parlamento dois projectos de lei para a adopção de crianças e procriação medicamente assistida por, e para, pessoas homossexuais, disse à agência Lusa a deputada Isabel Moreira.

A deputada socialista adiantou que os diplomas serão analisados na reunião do grupo parlamentar, na quinta-feira, e deverão chegar à Mesa da Assembleia da República no dia seguinte, sexta-feira, dia 16 de Janeiro.

No mesmo sentido, o deputado Pedro Delgado Alves afirmou à Lusa que as duas propostas não são de “grande novidade técnica”, dado que são diplomas já apresentados pelos socialistas anteriormente.

As duas propostas dos socialistas deverão ser discutidas em plenário a 21 de Janeiro, em simultâneo com a proposta apresentada pelo BE.

A discussão do projecto de lei do BE sobre a adopção por homossexuais está marcada para 21 de Janeiro.

Os bloquistas agendaram na última conferência de líderes a discussão do seu projecto de lei, considerando que “ao entrar na recta final desta sessão legislativa e desta legislatura, é chegado o momento da consciência falar mais alto do que o preconceito e acabar com a discriminação”.

Na quarta-feira, o presidente da bancada do BE, Pedro Filipe Soares, sublinhou que “todos os estudos demonstram que, havendo amor e capacidade para criar essas crianças, o seu desenvolvimento nada tem a ver com a orientação sexual dos seus progenitores. Este é um voto que não é das bancadas parlamentares, dos partidos, é um voto de cada uma e de cada um dos deputados que, na sua consciência, têm de ponderar se o seu preconceito vai colocara um travão à felicidade dessas crianças”, afirmou, referindo-se à possibilidade de aprovação do documento.”

Na realidade, porém, a opinião cientifica e sociológica é tudo menos consensuais, com vários estudos de grande dimensão a mostrar que, pelo contrário, as crianças desenvolvem-se melhor quando criadas por ambos os seus pais biológicos, a viver na mesma casa. É o caso da organização americana Child Trends, que escreve: "Um grande conjunto de pesquisa revela-nos que as crianças desenvolvem-se melhor quando crescem com ambos os seus pais biológicos, num casamento com baixos níveis de conflito". A opinião é partilhada por outras organizações insuspeitas, como por exemplo a Ordem Americana de Pediatras.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+