25 jan, 2025 - 17:33 • Reuters
Yakult deu uma dentada no prato de frango desfiado e alface que tinha à sua frente, antes de se lamber. O collie preto e branco, batizado com o nome de uma bebida japonesa à base de iogurte, era um dos onze cães reunidos com os seus tutores no restaurante Kongshan Yunnan, em Xangai, para se deliciarem com uma refeição semelhante à tradicionalmente realizada na véspera do feriado do Ano Novo Lunar.
A festa, habitual nas comunidades de língua chinesa de todo o mundo, reúne as famílias para assinalar o fim de um ano e dar as boas-vindas ao novo. Neste caso, anuncia o Ano da Serpente e realiza-se oficialmente na próxima terça-feira.
Na China, os restaurantes e as lojas online começaram a oferecer jantares para cães e gatos - um destes realizou-se já este sábado.
"Ele é a minha alma gémea, dá-me muito apoio emocional", disse o dono do Yakult, Momo Ni, de 27 anos.
"Uma vez que está na altura do jantar de reencontro, queria fazer um com o meu bom amigo, para que ele pudesse sentir a atmosfera do Ano Novo Lunar".
Uma pesquisa por "jantar de véspera de Ano Novo Lunar para animais de estimação" na plataforma das redes sociais chinesas RedNote mostra dezenas de resultados.
Alguns vendedores oferecem pratos tradicionais chineses adaptadas ao paladar canino.
Gu Jiayu, coproprietário do restaurante Kongshan Yunnan, disse que o restaurante decidiu dar aos seus clientes a oportunidade de comerem uma refeição de Ano Novo com os seus animais de companhia.
Enquanto os tutores saboreavam pratos como um guisado de frango com cogumelos, os cães comiam peito de frango desfiado acabado de preparar, alface cozida e guloseimas para cães.
"Hoje em dia, especialmente nas grandes cidades, muitas pessoas trabalham muito e estão sujeitas a muito stress. Veem os seus animais de companhia como companheiros e até como filhos”, afirmou.
O mercado chinês de cuidados para animais de estimação, que inclui alimentos, além de produtos como areia para gatos e suplementos dietéticos, cresceu quase 40% desde 2020 para valer 94,6 mil milhões de yuans (13,06 mil milhões de dólares) no ano passado, mostraram dados do Euromonitor.