Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marcelo confirma que há "portugueses entre os afetados pelos terríveis incêndios em Los Angeles"

11 jan, 2025 - 12:01 • Ricardo Vieira

Presidente da República manifesta a sua solidariedade e apoia os esforços do Governo de ajuda aos cidadãos portugueses afetados.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou este sábado que há portugueses afetados pelos incêndios em Los Angeles, no estado norte-americano da Califórnia.

Numa mensagem publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa manifesta a sua solidariedade e apoia os esforços do Governo de ajuda aos portugueses atingidos.

"Conhecendo-se agora, pela primeira vez, que há, infelizmente, portugueses entre os afetados pelos terríveis incêndios em Los Angeles, o Presidente da República exprime a sua solidariedade e apoia as diligências em curso pelo Governo, para ajuda a estes nossos compatriotas", refere a mensagem do Presidente da República.

O secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, avançou na sexta-feira, à RTP, que duas famílias portuguesas que foram "seriamente afetadas" pelos violentos incêndios na zona de Los Angeles. O cônsul estava a tentar contactar as famílias e não são conhecidos mais pormenores.

Pelo menos 11 pessoas morreram nos incêndios que estão a afetar a cidade de Los Angeles, no sudoeste dos Estados Unidos, desde terça-feira, de acordo com o mais recente balanço.

O Departamento de Medicina Legal do condado de Los Angeles disse que seis das mortes foram causadas pelo incêndio de Eaton, um dos seis fogos ativos que afetaram Los Angeles desde terça-feira, principalmente a costa do Pacífico e Santa Monica.

O incêndio de Palisades, um dos bairros mais ricos de Los Angeles, queimou mais de 5.300 habitações e outros edifícios e é já o mais destrutivo da história da cidade.

O Papa Francisco enviou este sábado um telegrama ao arcebispo de Los Angeles, José H. Gómez, onde manifesta a sua "tristeza" pela "perda de vidas e imensa destruição" causada pelos incêndios.

O Santo Padre garante a sua "proximidade espiritual" a todas as comunidades afetadas por esta tragédia.

Francisco reza pelos mortos e envia as suas condolências aos que estão de luto.

O telegrama diz ainda que o Papa reza pelos que participam nas equipas de socorro e emergência.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+