11 jan, 2025 - 09:23 • Ricardo Vieira, com Reuters
As caixas negras do avião da Jeju Air, que se despenhou na Coreia do Sul a 29 de dezembro, perderam a informação sobre os últimos quatro minutos do fatídico voo em que morreram 179 pessoas.
As conversas entre os pilotos no cockpit e informação sobre o voo perderam-se, avançou este sábado o Ministério dos Transportes da Coreia do Sul.
As autoridades vão agora investigar porque razão as caixas negras deixaram de gravar nos últimos quatro minutos da viagem, indica a mesma fonte.
O gravador de voz foi inicialmente analisado na Coreia do Sul e, quando se descobriu que faltavam dados, foi enviado para um laboratório do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA, indica o Ministério dos Transportes de Seul.
BOEING
Torre de controlo alertou para a existência de ave(...)
O gravador de dados de voo danificado também foi levado aos Estados Unidos para análise em cooperação com o regulador de segurança dos EUA.
O voo Jeju Air 7C2216 despenhou-se na sequência de uma aterragem de emergência no aeroporto de Muan, no sudoeste da Coreia do Sul, a 29 de dezembro.
O avião deslizou na pista, sem trem de aterragem, e colidiu com um muro, acabando por explodir.
Os pilotos disseram à torre de controlo que a aeronave havia sofrido uma colisão com pássaros e declarou emergência cerca de quatro minutos antes de cair.
Dois tripulantes feridos, sentados na zona da cauda, foram resgatados com vida.