10 jan, 2025 - 15:41 • Ana Kotowicz com Reuters
Não irá para a cadeia nem pagará multa, mas fica com registo criminal. Donald Trump, apesar de ter sido condenado por pagamentos ilegais para comprar o silêncio da atriz de filmes pornográficos Stormy Daniels livrou-se de qualquer tipo de pena efetiva ou suspensa. A decisão foi conhecida esta sexta-feira, quando foi lida a sentença do juiz Juan Merchan em Nova Iorque.
A decisão é conhecida a dez dias de Donald Trump tomar posse como Presidente dos Estados Unidos. Nesse dia, será feita história: o milionário tornar-se-á o primeiro Presidente norte-americano a entrar na Casa Branca com uma condenação no seu registo criminal.
Trump foi condenado a uma "quitação incondicional", ou seja, um tipo de sentença em que nenhuma punição é imposta, e em que apesar de o tribunal concluir que o crime foi tecnicamente cometido, considera que qualquer punição ao réu é inapropriada. Apesar disso, fica com a condenação registada no registo criminal.
O Presidente eleito, que participou à distância na sessão, a partir da sua mansão em Mar-a-Lago, considerou o julgamento uma "vergonha para o sistema".
"Foi uma caça às bruxas política", disse Trump antes da sentença. "Foi feito para prejudicar a minha reputação, para que perdesse a eleição e, obviamente, isso não funcionou." E acrescentou: “Sou totalmente inocente, não fiz nada de errado.”
Em abril de 2024, Trump foi condenado por 34 acusações, quando não era sequer candidato confirmado à Casa Branca. O juiz considerou-o culpado de falsificação de documentos com o objetivo de ocultar um pagamento de 130 mil dólares a Stormy Daniels, para que a atriz não falasse de uma suposta relação entre os dois ocorrida uma década antes.
Trump pode apelar da sentença, um processo que pode levar anos e desenrolar-se enquanto cumpre o seu mandato de quatro anos como Presidente.