Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

"Cenário em Valência é de grande destruição”, diz comandante da força portuguesa

14 nov, 2024 - 00:11 • Marisa Gonçalves

A equipa conta com 101 operacionais e está apoiada por 40 veículos. Vai permanecer em Valência por um período de sete dias.

A+ / A-

Começou a trabalhar no terreno, esta terça-feira, a força conjunta de proteção civil e forças armadas que seguiu de Portugal para ajudar nas operações que decorrem em Valência, Espanha, após as cheias que provocaram mais de 200 mortos e prejuízos no valor de muitos milhões.

Em declarações à Renascença, o comandante José Ribeiro explicou em que consistiram as primeiras intervenções.

“Realizámos, essencialmente, ações para a desobstrução de sistemas de escoamento e sistemas de saneamento que estavam muito obstruídos em diversos pontos da via pública. Também fizemos a remoção detritos de várias dimensões, com o apoio de maquinaria e a sua colocação em determinados locais para serem recolhidos e encaminhados para tratamento”, adiantou.

O comandante José Ribeiro revelou ainda que encontrou um cenário de “grande destruição”.

“Há vastas áreas afetadas em termos daquilo que são as infraestruturas e daquilo que é o património, nomeadamente veículos e outros bens. É um cenário de grande impacto”, disse.

No meio da devastação, o comandante José Ribeiro afirmou que também encontrou, entre a população, força de vontade para “seguir em frente”, e recuperar dos efeitos da tempestade.

“Naturalmente que este é um fenómeno que tem um impacto tremendo naquilo que é a vida das pessoas, não só pela questão das vítimas mortais. Mas, também encontramos aquela vontade que as pessoas têm em continuar a sua vida e continuar, dentro do possível, aquilo que é a sua normalidade e as suas rotinas”, referiu.

A equipa portuguesa conta com 101 operacionais e está apoiada por 40 veículos. Vai permanecer em Valência por um período de sete dias.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+