Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Escolas encerradas em Valência devido a nova tempestade

12 nov, 2024 - 19:46 • Miguel Marques Ribeiro com Lusa

Há pelo menos nove comunidades em Espanha que tomaram medidas preventivas devido ao agravamento do estado do tempo.

A+ / A-

As aulas foram suspensas em diversos municípios da costa leste de Espanha, depois de ter sido emitido um aviso laranja (o segundo mais grave) para várias regiões da Comunidade Valenciana por causa de uma nova DANA, uma "depressão isolada em níveis altos", cujos efeitos se começarão a sentir na noite desta terça-feira.

O fenómeno meteorológico (conhecida como DINA em português) é o mesmo que provocou chuvas torrenciais e inundações que em 29 de outubro causaram mais de 200 mortos e destruíram casas e infraestruturas na região de Valência.

Ao todo, segundo o El País, 40 municípios da Comunidade Valenciana, cinco regiões de Tarragona (Catalunha) e um município de Málaga decidiram agora encerrar as atividades educativas.

As principais universidades de Valência, concordaram também com a suspensão perante o aviso de mau tempo.

Nove comunidades em estado de alerta

Há pelo menos nove comunidades - Aragão, Astúrias, Cantábria, Castela e Leão, Catalunha, Galiza, Múrcia, Baleares e a já referida Comunidade Valenciana – que tomaram medidas preventivas no país vizinho devido ao agravamento do estado do tempo.

A Confederação Hidrográfica do Ebro alertou para possíveis inundações no troço inferior do rio, que desagua na Catalunha.

Nas Baleares, o aeroporto de Palma de Maiorca regista atrasos e Formentera, Ibiza e Maiorca mantêm-se sob aviso laranja devido à chuva que cai desde esta manhã.

A tempestade esperada para a noite desta terça-feira parece ameaçar especialmente a costa do Mediterrâneo e o leste da Andaluzia, de acordo com a última atualização da agência meteorológica espanhola (AEMET).

Duas semanas após as inundações, continuam os trabalhos de limpeza das zonas afetadas e sucedem-se os alertas e recomendações às populações por temor a problemas de saúde pública.

Esta terça-feira, Portugal anunciou o envio de uma força para ajudar nas operações de busca e salvamento que ainda estão em curso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+