06 nov, 2024 - 15:06 • Ana Kotowicz
Mesmo que ainda haja votos por contar, Donald Trump já foi declarado o novo Presidente dos Estados Unidos — o segundo na História do país a ser reeleito depois de uma derrota nas presidenciais. Mas antes de Donald e Melania Trump se tornarem o próximo casal presidencial a ocupar a Casa Branca, ainda há vários passos a dar, segundo o processo eleitoral norte-americano.
Por exemplo, a 6 de janeiro de 2025 — a data que entrou para a história depois de o Capitólio ter sido invadido por apoiantes de Trump, em 2020, que contestavam os resultados eleitorais — há uma sessão cerimonial no Capitólio. O vice-presidente em exercício preside aos trabalhos, e ao momento em que os votos do Colégio Eleitoral são contados, sessão que termina com o vencedor das presidenciais a ser declarado.
Desta vez, caberá a Kamala Harris, derrotada por Trump nestas eleições, presidir a cerimónia conjunta da Câmara dos Representantes e do Senado, os dois órgãos do Congresso dos Estados Unidos.
A data final de todo o processo é 20 de janeiro do próximo ano, o dia da cerimónia da tomada de posse do 47.º Presidente dos Estados Unidos — aquela em que, há quatro anos, Donald Trump não marcou presença, quando foi Joe Biden a fazer o juramento nas escadas do Capitólio.
Eleições EUA 2024
Veja o mapa da corrida à Casa Branca, em que Trump(...)
A partir desta data, as autoridades eleitorais de cada estado começam a certificar os resultados eleitorais. Os prazos não são iguais. Por exemplo, Geórgia é a 23 de novembro, Michigan a 25 de novembro, Arizona a 2 de dezembro.
É a data final para receber votos por correspondência (que ainda podem ser contados desde que tenham carimbo dos correios de até 5 de novembro).
Termina o prazo para os governadores de cada estado norte-americano certificarem os resultados eleitorais. Ações judiciais relacionadas com os resultados têm de estar concluídas até 16 de dezembro, regra instaurada depois da invasão do Capitólio em 2020.
Eleições nos EUA
Eleito Presidente dos EUA, com o controlo do Senad(...)
O novo Presidente dos Estados Unidos é formalmente designado pelo Colégio Eleitoral.
O vice-presidente em exercício — que, desta vez, será Kamala Harris, a derrotada das eleições — preside uma cerimónia conjunta da Câmara dos Representantes e do Senado. Os votos do Colégio Eleitoral são contados e o vencedor é declarado.
É o dia da cerimónia da tomada de posse. Entre vários rituais, o Presidente eleito faz o juramento na escadaria do Capitólio e o seu primeiro discurso, já depois de ter assinado os documentos que oficializam a tomada de posse.