06 nov, 2024 - 21:35 • Ricardo Vieira
A candidata democrata Kamala Harris reconhece a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas e garante uma transição pacífica de poder, ao contrário do que aconteceu em 2020, quando o republicanos perdeu as eleições.
"Temos que aceitar o resultado desta eleição. Falei com Donald Trump, dei-lhe os parabéns e disse que vamos ajudá-lo na transição e numa transferência pacífica de poder", afirmou Kamala Harris, num discurso perante milhares de apoiantes, em Washington.
"Quando perdemos as eleições aceitamos os resultados. Esse princípio distingue uma democracia de uma monarquia ou tirania, declarou.
Kamala Harris não desiste de lutar pela democracia e sublinha que: "concedo a eleição, mas não concedo a luta que alimentou esta campanha".
A atual vice-presidente de Joe Biden pede aos seus apoiantes para "não desesperarem" após a vitória de Donald Trump e diz que é preciso "arregaçar as mangas" para continuar a defender a democracia, a liberdade e a justiça nos Estados Unidos.
"Às vezes a luta é longa, mas não desistimos", sublinha a candidata democrata após a vitória de Donald Trump, que vai tomar posse em janeiro como 47.º Presidente dos EUA.